sexta-feira, 29 de julho de 2016

De volta às ruas - Roberto Freire

- Diário do Poder

Apesar de não haver praticamente nenhuma dúvida em relação ao desfecho do processo democrático e constitucional do impeachment, com o afastamento definitivo de Dilma Rousseff prestes a ser sacramentado pelo Senado Federal, é fundamental que a cidadania brasileira continue mobilizada não apenas nas redes, mas também nas ruas. Uma nova oportunidade está dada neste domingo, 31 de julho, dia em que serão realizadas novas manifestações que já contam com a adesão de mais de 160 cidades em todo o país.

É evidente que os senadores atenderão ao desejo amplamente majoritário da sociedade, como atestam todos os levantamentos feitos pelos principais institutos de pesquisa, e votarão pela condenação da presidente afastada por crime de responsabilidade, o que enterrará de uma vez por todas um período sombrio da política nacional. De todo modo, temos de ter consciência de que os problemas do Brasil não serão resolvidos simplesmente com o impeachment. Trata-se de um primeiro e importante passo para que o país supere a grave crise política, econômica e moral que enfrenta, mas somente com a participação ativa e permanente dos cidadãos será possível reconduzir o país aos trilhos.

Desde que o presidente interino Michel Temer assumiu o governo, após a admissibilidade do processo de impedimento no Congresso Nacional, é notório que o Brasil começou a seguir um outro rumo. Os agentes econômicos demonstram mais confiança na retomada do crescimento, a população está mais otimista em relação ao futuro, o país recuperou a credibilidade e, aos poucos, o nefasto aparelhamento do lulopetismo na máquina do Estado vem sendo desmantelado em todos os níveis.

O caminho é longo, tortuoso, e não será fácil sair do atoleiro no qual Lula e Dilma enfiaram o país após 13 anos de desmantelo, irresponsabilidade e corrupção. Para tanto, o apoio da sociedade é fundamental – e as manifestações do dia 31, que deixarão clara a vontade dos brasileiros de que o PT não volte ao poder, fazem parte do novo capítulo que a nação continua escrevendo neste ano histórico.

De norte a sul, pelos quatro cantos do Brasil, mais uma vez chegou a hora de os brasileiros tomarem as ruas em defesa do impeachment e da Operação Lava Jato, que tão bem fez ao país ao desnudar a organização criminosa incrustada no Palácio do Planalto e sua tentativa de se perpetuar no poder. Só viraremos essa página de triste memória em nossa história e começaremos a construir o futuro com o apoio maciço e a mobilização intensa da sociedade.

Este domingo, certamente mais um dia marcante para a democracia brasileira, oferece outra excelente chance para nos reencontrarmos com nossas melhores tradições. Vamos todos às ruas, empunhando nossas bandeiras, celebrando tudo aquilo que já construímos juntos nos últimos meses e o que ainda temos por fazer. Em paz, com altivez e serenidade, a cidadania voltará a dar o seu inequívoco recado àqueles que sempre se julgaram acima das leis e das instituições republicanas. Pelo impeachment, em defesa da Lava Jato, pelo bem do Brasil!
-------------------------
Roberto Freire é deputado federal por São Paulo e presidente nacional do PPS

Nenhum comentário: