sábado, 30 de maio de 2020

Geraldo Tadeu Monteiro* - A politização da morte

- O Globo

Governo Bolsonaro não é feito para governar

Como em todo evento cataclísmico, a exemplo de guerras e terremotos, espera-se que uma pandemia mortal seja encarada pelas forças políticas e sociais como o inimigo comum. Os mortos e os doentes são fatos, não versões. No Brasil, pelo contrário, o que se viu foi um comportamento negacionista extremo por parte do presidente da República, com graves consequências. Desde o início, Bolsonaro escolheu politizar a pandemia. E isso por dois motivos.

O primeiro é a boa e velha estratégia da “cortina de fumaça”. Com uma economia já estagnada em 2019, o impacto econômico da pandemia ameaçaria os planos de reeleição. A solução? Politizar a Covid-19. De um lado, colocam-se os que “querem trabalhar”, os “defensores da economia” e dos que “prescrevem” a cloroquina; do outro, os que “querem ficar em casa”, os “defensores da vida” e até os “céticos”, que não prescrevem cloroquina. Uma polarização perfeita que coloca a crise como responsabilidade dos outros.

O segundo é que, de quebra, tal posição o coloca, para delírio da militância, em confronto com o Congresso, o STF, a mídia, os governadores, a intelectualidade, os cientistas e até com a própria OMS, reforçando a ideia de que há um complô do “sistema” contra o líder.

Tudo isso se resume à estratégia de ampliação dos poderes do presidente em face das outras instâncias. A eleição de Bolsonaro explica-se pela polarização, e assim é o seu governo, empenhado em manter suas tropas em permanente estado de mobilização “contra o sistema”, ou seja, contra todos aqueles que discordam das posições do “chefe supremo”.

A estratégia do bolsonarismo é tudo politizar: do combate à pandemia ao desmatamento, passando pela data do Enem. Ao politizar as mortes, Bolsonaro as retira de seus ombros (“e daí?”, “não sou coveiro”).

O governo Bolsonaro não é feito para governar; é feito para implementar um programa conservador de um movimento populista autoritário, cuja lógica é o confronto. Como na anedota do sapo e do escorpião, essa é a sua natureza. Não vai mudar.

*Geraldo Tadeu Monteiro é cientista político e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas sobre a Democracia da Uerj

Nenhum comentário: