sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Eliane Cantanhêde – Estabilidade, mas com dúvidas

O Estado de S. Paulo

Vitória em primeiro turno é tão incerta quanto o terceiro lugar

As eleições chegam ao seu dia D com os dois principais candidatos, Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro, procurando ganhar no grito, ou na narrativa, ou no imaginário popular, produzindo demonstrações de força, sejam elas reais ou apenas para inglês, ops!, eleitor ver. É a derradeira busca pelo voto, especialmente pelos 13% de eleitores indecisos ou pelos que podem mudar de candidato na última hora. No caso de Ciro Gomes, 46%. No de Simone Tebet, 38%.

Lula ostenta troféus, com listas diárias de adesões em setores-chave, que influenciam eleitores e podem puxar votos, como artistas, atletas, intelectuais, economistas, ex-candidatos à Presidência, ex-ministros principalmente do tucano Fernando Henrique Cardoso e ex-presidentes do Supremo.

São eles Joaquim Barbosa, Celso de Mello, Ayres Britto, Nelson Jobim (que foi ministro de Lula) e, sem necessidade de notas ou declarações, Sepúlveda Pertence. Só Ellen Gracie, consultada pela campanha petista, preferiu não manifestar voto. E, mais uma vez, já fora do STF, Marco Aurélio Mello, é voto vencido: é o único pró-Bolsonaro.

Já Bolsonaro coleciona imagens de comícios e motociatas com multidões, quando a velha militância aguerrida do PT não pareceu muito animada. E, além das fotos e vídeos reais, a campanha do presidente distribui descrédito contra as pesquisas mais respeitadas do País.

A ansiedade no QG lulista é para fechar a eleição no primeiro turno, temendo um adversário poderoso, a abstenção, que atinge os segmentos em que o petista é mais forte: mais pobres, menos escolarizados, mulheres, Nordeste. O foco é convencer esse eleitor a ir votar.

No QG bolsonarista, o esforço é para garantir a realização do segundo turno, quando seus estrategistas acham que haverá tempo e material suficiente para reverter a desvantagem para Lula. Citam que a população poderá então saber e usufruir da melhora da economia, com recuo do desemprego e da inflação abaixo dos 10% e gasolina mais barata.

Além da guerra entre Lula e Bolsonaro, que se enfrentaram ontem no debate da TV Globo, até a madrugada de hoje, há também uma disputa, ponto a ponto, pelo terceiro lugar. Ou pelo pódio. Na reta final, há expectativa de Tebet ultrapassar Ciro, como já começou a acontecer dias antes do pleito em São Paulo. Além disso, Tebet poderá ser a candidata mais votada à Presidência da história do MDB.

Se houve uma sólida estabilidade ao longo de toda a campanha, uma coisa é certa: emoção irá até o último minuto. Assim como o Datafolha deixou o debate de ontem ainda mais eletrizante, também jogou uma grande interrogação no domingo: vai ter ou não segundo turno?

 

12 comentários:

Anônimo disse...

A campanha bolsonarista dizia que até final de agosto teria revertido a tendência pró-Lula e o genocida passaria à frente!
O papagaio bolsonarista que parou de esvoaçar por aqui dizia que várias pesquisas (de empresas desconhecidas) agora em setembro davam vantagem a Bolsonaro e algumas até previam a eleição do genocida EM PRIMEIRO TURNO...
Na verdade, faltando 2 dias pra eleição, o genocida depende dum milagre pra escapar do VEXAME de não conseguir chegar no segundo turno! Ele fez promessa pro são Kelmon, mas o picareta não resolveu... Até o Centrão já abandonou sua Tchutchuca! Jair, vai te preparando pra cadeia, canalha!

Anônimo disse...

Tudo conversa fiada!
Eu parei de me manifestar porque eu estou aguardando ansioso domingo pra vocês tomarem um cala a boca , só quero ver você doidinho que é
patrulhador das colunas aqui do blog caindo na esparrela com o Luladrão
Presidente reeleito !

Anônimo disse...

Lula ladrão seu lugar é na prisão!

Anônimo disse...

Todos se uniram para combater o presidente Bolsonaro, os canalhas da imprensa, da justiça STF, TSE, dos bancos que financiam pesquisas fraudulenta pró Luladrão
Eles formaram uma Máfia com único objetivo;
tirar Bolsonaro do poder , para voltarem a usurpar o dinheiro público do imposto suado do trabalhador brasileiro
O povo vai dar a resposta nas urnas
O povo tem fé em Deus e no Bolsonaro
O ladrão nunca mais!

Anônimo disse...

O Brasil está crescendo esse ano mais do que a China , a inflação menor do que os Estados Unidos e do Reino Unido, 5,7%
Nós somos o país que mais gerou emprego no mundo, as exportações batem recordes, as privatizações um sucesso , as reformas estruturais em andamento, gasolina, álcool e energia mais baratos
As estatais que eram saqueadas e davam prejuízo, deu 192 bilhões de lucro, e muito mais
O Brasil vai muito bem, rumo a prosperidade, a paz e a união
O ladrão nunca mais
Presidente reeleito!

Anônimo disse...

Nem todos se uniram pra combater o Broxonaro... O canalha do Kelmon, o criminoso Ricardo Salles, o miliciano Queiroz, a cambada do Centrão e mais alguns ratões ainda estão no barco que naufraga... Boa parte vai se jogar na água nos próximos dias! Vão flutuar, pois cocô seco flutua!

Anônimo disse...

Só não cresceram e evoluíram moralmente, o bozo, o seu auxiliar
de ditador Pinochet e demais malfeitores desse maldito governo de araque. Vaya com el demon., para até a eternidade

Anônimo disse...

Gado, cê num sabe escrever.
Se océ parou de se manifestar, por que escreveu?

Gado é muito burro mesmo. Ele cai em contradição no próprio argumento.

Anônimo disse...

Seu tocador de berrante, gado, será preso assim q LULA ASSUMIR.
TIC TAC
SEM ANISTIA.

Anônimo disse...

Mentiroso como todo broxonarento.

Anônimo disse...

LULA NO PRIMEIRO TURNO, gatinho.

ADEMAR AMANCIO disse...

Xingamento não resolve,eu sou pela paz.