sexta-feira, 30 de setembro de 2022

Hélio Schwartsman - Prazer cívico

Folha de S. Paulo

E já há cheiro de debandada nas fileiras bolsonaristas

"Rei morto, rei posto", ou "Le roi est mort, vive le roi", no original francês. Diante do que parece ser uma derrota inevitável de Jair Bolsonaro, empresários e até mesmo políticos que despontavam como firmes apoiadores do presidente já começam a cortejar Lula ou, pelo menos, enviar sinais de que estão dispostos a conversar. Vejo esse movimento com bons olhos.

Objetivamente, a debandada reduz ainda mais as exíguas chances de apoio político a alguma aventura extrainstitucional de Bolsonaro. Numa nota mais pessoal, confesso que sinto uma espécie de prazer cívico ao ver o pior presidente da história do país ser derrotado —e quanto mais humilhante for a derrota, mais me regozijarei.

Até aqui Lula tem jogado bem. Ele vem aceitando, quando não buscando ativamente, os apoios de todos, incluindo daqueles que teria motivos para considerar desafetos. A ideia é tentar vender sua candidatura como uma frente ampla para resgatar a democracia e decência pública. Lula tem carisma, lábia e vender sonhos e miragens é algo que ele sabe fazer bem. Nesta fase, a estratégia tende a funcionar. Acho até que ele tem chance de liquidar a fatura já no próximo dia 2.

O problema é que, a partir da segunda-feira ou daqui a quatro semanas, o jogo será outro e Lula precisará montar uma equipe para governar. Não poderá mais só colecionar adesões. Vai ter de explicitar ganhadores e perdedores, bem como definir os termos em que se darão as negociações políticas em sua gestão. Vale lembrar que nem nas projeções mais otimistas o PT fará muito mais que 15% da Câmara. O centrão estará onde sempre esteve.

Meu receio é que Lula esteja superestimando a força da Presidência. Depois de mudanças nas regras de tramitação das medidas provisórias e nas emendas parlamentares ao Orçamento, o Planalto de hoje pode bem menos que o de 2003. Se ele tem um plano para lidar com isso, não deu nenhum sinal de qual seja.

 

6 comentários:

Anônimo disse...

Ratos debandam do navio bolsonarista naufragando... Querem embarcar na nau do capitão Lula... Um capitão de verdade! O capitão das rachadinhas não tinha experiência de navegação, só mandava nos seus marujos-recrutas zeros, rapidamente começou a afundar o barco, de tanto disparar contra seus próprios pés! A extrema-unção foi dada pelo Kelmon, padre safado e cabo eleitoral disfarçado...

Anônimo disse...

"Numa nota mais pessoal, confesso que sinto uma espécie de prazer cívico ao ver o pior presidente da história do país ser derrotado —e quanto mais humilhante for a derrota, mais me regozijarei"

Sim, regozijo merecido por toda pessoa de bem deste país, o q exclui o "cidadoes" de "bem" broxonaristas - aqueles q gostam de lamber cano de arma, q não são coveiros, q imitam pessoas sufocando, q não querem empregada(o)s em aeroportos, q são contra vacina (e as compram com grande atraso), q enganam os religiosos faturando votos em cima de suas crenças, q defendem rachadores, q matam ou ameacam opositores, etc, etc (e põe etc aqui).

Lula no primeiro turno é uma verdadeira catarse (Broxonarentos não leem mas procurem o pai dos burros. A propósito, e somente neste caso, pai dos burros não é o líder de vcs mas o DICIONÁRIO. ).

Anônimo disse...

"Até aqui Lula tem jogado bem. Ele vem aceitando, quando não buscando ativamente, os apoios de todos, incluindo daqueles que teria motivos para considerar desafetos"

Sim, LULA é um homem de paz, inteligente.
Em todo tempo, Bozo cria confusões e DESAFETOS - impressiona sua capacidade de arrumar encrenca - inclusive, expulso do exército foi por isso.

Anônimo disse...

"Lula tem carisma, lábia e vender sonhos e miragens é algo que ele sabe fazer bem"

Quem melhor sabe vender miragens é o bozo. Lembrem do q ele prometeu entregar; vejam o verdadeiro desastre q entrega! POR ISSO SEQUER SE REELEGE.
Tudo do bozo é fraudulento. TUDINHO!

Anônimo disse...

Quando não era o genocida, Jair Bolsonaro nos prometeu a NOVA POLÍTICA! Nos entregou o CENTRÃO e se entregou pra ele, como Tchutchuca desmiolada...

Anônimo disse...

Pai dos Burros - sim, o genocida é pai do burro 01, do burro 02, do burro 03, do burro 04 e da fraquejada!