Valor Econômico
Uma política fiscal crível permitirá ao BC
cortar a Selic mais cedo
Em janeiro, o novo governo vai assumir o
comando do país enfrentando um cenário complicado na economia. Para lidar com
esse quadro, criar condições para os juros caírem o quanto antes é a estratégia
mais indicada para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, exigindo que
ele e sua equipe emitam sinais inequívocos de compromisso com a
responsabilidade fiscal.
No início do ano que vem, a atividade deverá estar mais fraca, sofrendo especialmente o impacto do forte aumento da Selic, que desde abril de 2021 subiu de 2% para 13,75% ao ano. Além disso, haverá o efeito da desaceleração global e do esgotamento dos estímulos adotados pela administração de Jair Bolsonaro para tentar reverter a qualquer custo a sua baixa popularidade.
De início, Lula quer concentrar esforços
nos gastos sociais, uma meta importante e urgente, desde que fique claro como
financiá-los. Se eliminar os ruídos sobre as despesas adicionais a serem
autorizadas em 2023 e apresentar uma nova regra fiscal que aponte para uma
trajetória sustentável da dívida pública, o governo Lula vai tirar a pressão do
câmbio e dos juros futuros, abrindo espaço para o Banco Central (BC) iniciar o
ciclo de redução da Selic talvez ainda no primeiro semestre, contribuindo para
a retomada do crescimento e diminuindo os gastos financeiros do governo.
Para o economista-chefe da Neo
Investimentos, Luciano Sobral, o caminho mais indicado no atual cenário para
aumentar gastos sociais é reduzir o custo da dívida pública, baixando os juros.
“Num primeiro momento, o jeito mais simples de fazer isso é criar condições
para que o BC consiga entregar os cortes na Selic que se projetavam há um mês,
de quase quatro pontos percentuais”, diz Sobral. E quais são essas condições?
“Sob premissas modestas de crescimento, mostrar, num plano crível, uma
combinação de arrecadação e gastos que não gere uma trajetória explosiva da
dívida. É tão simples (ou complicado) quanto isso.”
O custo da dívida cai com juros menores,
ficando mais fácil chegar a um resultado primário (que exclui as despesas
financeiras) que estabilize a dívida, observa Sobral. Com isso, abre-se espaço
fiscal para mais gastos sociais. E, se o BC tiver condições de reduzir os juros
mais cedo, a economia ganhará fôlego antes, favorecendo o mercado de trabalho e
aumentando a arrecadação de impostos, o que ajuda as contas públicas.
Nas últimas semanas, a movimentação do novo
governo não colaborou em nada para um cenário que facilite a redução dos juros
- pelo contrário. A novela em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC)
da Transição aumentou a incerteza sobre os rumos das contas públicas, levando à
alta do dólar e dos juros futuros e à queda da bolsa. A ideia de permitir
gastos acima do teto de gastos de quase R$ 200 bilhões, excluindo o novo Bolsa
Família indefinidamente do mecanismo que limita as despesas da União, foi mal
recebida por investidores e especialistas em contas públicas.
As discussões na semana passada apontavam
para um prazo menor de exclusão do programa do teto, assim como as resistências
no Congresso indicam que o valor total será menor que o inicialmente almejado
pela equipe de Lula. Há ainda conversas de que a opção poderá ser por um
caminho alternativo à PEC, como a definição de créditos extraordinários para
pagar o novo Bolsa Família, que vai substituir o Auxílio Brasil em 2023.
Nesse quadro, persistem indefinições que
nublam o cenário para a dívida pública. Não se sabe quem será o ministro da
Fazenda e qual será a sua equipe, e tampouco há pistas sobre a regra fiscal que
o novo governo quer adotar em substituição ao teto de gastos.
Lula estará nesta semana em Brasília para
as negociações em torno do orçamento de 2023. É possível também que anuncie o
ministro da Fazenda. O fundamental é reduzir as incertezas. Um valor menor para
os gastos adicionais e a limitação das despesas extras a 2023 já tornariam o
quadro menos incerto, assim como definir a fonte de financiamento para o novo
Bolsa Família, que será ampliado com o pagamento de R$ 150 por criança de até
seis anos. A negociação não será fácil, mas diminuir o ruído será de grande
ajuda para o começo do terceiro governo Lula. O fundamental é permitir que se
vislumbre uma trajetória da dívida pública que seja sustentável ao longo do
tempo, para aliviar a pressão sobre o câmbio. Isso vai permitir um
comportamento mais favorável da inflação.
Há quem veja um quadro tranquilo para a
dívida brasileira. No entanto, mesmo depois que a combinação de inflação
elevada, commodities caras e crescimento acima do esperado levou a um nível de
endividamento mais favorável do que se projetava em 2021, ela segue mais alta
do que a dos emergentes. Pelos números do Fundo Monetário Internacional (FMI),
a média da dívida bruta desse grupo de países em 2023 deve ficar em 65,1% do
PIB. Para comparar, o endividamento bruto do Brasil era de 77,1% do PIB em
setembro. Pelo critério do FMI, que inclui os títulos do Tesouro na carteira do
BC, a dívida brasileira deve ficar em 88,2% do PIB neste ano.
Como se vê, o nível da dívida brasileira em
si não é confortável. O maior problema, porém, não é a magnitude atual, mas a
trajetória esperada para o indicador. Exercícios de projeção da dívida em
relação ao PIB têm obviamente limitações. Há uma dose de arbitrariedade na
definição dos parâmetros adotados para as estimativas, como o juro real
(descontada a inflação) e o crescimento médio do PIB. No entanto, eles são
acompanhados pelos especialistas e investidores por indicar a solvência ou não
do setor público ao longo do tempo. Se ela sugere um crescimento explosivo do
indicador, o governo tem de pagar juros bem mais altos para vender os seus
títulos.
Com a versão inicial da PEC da Transição, o
cenário projetado para a dívida pública piorou significativamente. Nas contas
do ex-presidente do BC Affonso Celso Pastore, com gastos fora do teto de R$ 198
bilhões em 2023 e R$ 175 bilhões anuais nos três anos seguintes, o
endividamento bruto esperado cresce 5 pontos percentuais no ano que vem,
atingindo cerca de 90% do PIB em 2026. A PEC, desse modo, aponta para uma
trajetória insustentável da dívida, como disse Pastore ao Valor na semana passada.
Se não houver uma mudança considerável dos termos da proposta, não se abrirá o
espaço para uma queda antecipada dos juros, que beneficiaria a economia e,
claro, favoreceria o próprio Lula.
Um comentário:
Não se enganem: Sérgio Lamucci não integra a Equipe de Transição e jamais será ministro.
É só mais uma "paquita do mercado"!
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