domingo, 15 de janeiro de 2023

Celso Rocha de Barros - A Intentona Bolsonarista

Folha de S. Paulo

Todos os envolvidos em tentativa de golpe devem ser presos

Neste domingo faz uma semana que Jair Bolsonaro mandou seus seguidores darem um golpe de estado enquanto ele tinha seu dia de princesa na Disney.

Por esse crime, Jair Bolsonaro deve ser preso. Os políticos que convocaram ou apoiaram a tentativa de golpe devem ser cassados e presos. Os empresários que financiaram a tentativa de destruição da democracia devem ter seus bens confiscados, como confiscaríamos propriedades do Comando Vermelho ou do PCCOs militares e policiais com envolvimento comprovado na tentativa de golpe devem ser exonerados e presos.

É o que qualquer república funcional faria. Pouco tempo atrás, uma conspiração golpista na Alemanha, que não envolvia o ex-presidente da república ou ninguém remotamente tão poderoso, foi descoberta. Foi todo mundo em cana, nos termos da lei, com amplo direito de defesa, como tem que ser aqui.

No dia 8, a maré de chorume humano inundou Brasília escoltada por desertores e ladrões, e, sob sua proteção, destruiu os prédios e símbolos da república.

Vale um esclarecimento: não se tratava de "radicais bolsonaristas", porque não faz mais sentido falar em bolsonaristas moderados. É óbvio que há dezenas de milhões de eleitores de Bolsonaro que são gente moderada e excelente, mas eles precisam encontrar outro movimento político que os represente. Se o líder inconteste de um movimento é o líder de sua ala extremista, o movimento é extremista.

Sugiro, inclusive, que da próxima vez a direita brasileira busque um movimento, que não recorra a papai milico ou mamãe PM sempre que o capitalismo brasileiro travar.

Para isso, é preciso que as próprias Forças Armadas combatam o golpismo em seu meio.

É óbvio que há uma parcela grande, forte e honrada nas Forças Armadas: se não houvesse, Jair teria conseguido dar seu golpe.

Mas as Forças Armadas não publicaram mensagem denunciando a Intentona Bolsonarista. Isso sugere que ainda há bolsonaristas lá dentro com, no mínimo, poder de veto. Perdeu a senha do Twitter, Villas Bôas?

Não sei o quanto o governo Lula terá força para combater o golpismo dentro das Forças Armadas. No fundo, a vergonha é que Exército, Marinha e Aeronáutica precisem que os civis lhes deem essa ordem. O ódio a isso tudo que se viu em Brasília deveria ser o reflexo natural de militares com boa formação moral.

O que faz a diferença entre uma roupa verde e uma farda é a bênção da Constituição deliberada pelo povo livre em assembleia. Um militar que trai a democracia é um desertor, é alguém que pretende roubar as armas da república para usá-las a favor de sua facção política (como em 64), ou a favor de sua organização criminosa (no caso do bolsonarismo).

Hoje eu realmente esperava escrever sobre outra coisa. Haddad anunciou um pacote promissor, mas será que vai dar certo? As posses de Guajajara e Franco foram muito bonitas, mas será que conseguiremos implementar boas políticas de inclusão?

Entretanto, ainda tenho que escrever sobre golpe, ainda tenho que pedir a prisão do criminoso Jair Bolsonaro, porque ninguém o prendeu das outras vezes que eu e um monte de gente, com toda razão, sugerimos que o prendessem.

Se tivessem prendido, hoje estaríamos discutindo crescimento econômico e justiça social. Mas nenhum país elege Jair Bolsonaro para a Presidência, uma vez só que seja, impunemente.

 

 

4 comentários:

Anônimo disse...

"É óbvio que há uma parcela grande, forte e honrada nas Forças Armadas: se não houvesse, Jair teria conseguido dar seu golpe."

Não é óbvio q haja parcela grande, forte e honrada nas FA - nunca vi e nem veja esta parcela se manifestar, sô vejo a outra parcela, a golpista.
Os milicos apoiam o golpe, q foi desferido mas falhou. Repito, os milicos apoiaram o golpe e só não o fazem com mais ênfase porquê covardes: os steits não apoiam, daí a covardia, q vc, Barros, confunde com honradez.

Anônimo disse...

"O ódio a isso tudo que se viu em Brasília deveria ser o reflexo natural de militares com boa formação moral."

Nao vimos as FA odiarem o q se viu, muito pelo contrário.
Então, cê tá dizendo, Barros, q nossos milicos têm má formação moral, né?
Kkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Lula, de acordo com Boghossian, hoje, neste blog:
"Na segunda (9), (Lula) afirmou que "nenhum general se moveu" para condenar atos golpistas diante dos quartéis."

Ninguém viu generaleco nenhum condenar. Cadê a parcela honrada?

Anônimo disse...

MILICOS?
VILLAS-BÔAS?
PARCELA HONRADA?
NAS FORÇAS ARMADAS?

QUE P*RRA É ESSA?