domingo, 22 de janeiro de 2023

Livro Longa Jornada até a Democracia, de Carlos Marchi, será lançado nesta quinta-feira (dia 26), no Rio de Janeiro

Cleomar Almeida, coordenador de Publicações da FAP

Escrito pelo jornalista e escritor Carlos Marchi, o livro Longa Jornada até a Democracia (476 páginas), primeiro de dois volumes que abordam os 100 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB), será lançado nesta quinta-feira (26/01), a partir das 19 horas, durante evento presencial no Bar e Restaurante da Rua Farme de Amoedo, 51 – Ipanema, Rio de Janeiro. Os leitores poderão ter seus exemplares autografados no local pelo autor da obra, editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP).

A obra registra o legado do partido que, com erros e acertos registrados em livros de história, ainda permanece como um dos principais atores da luta pela democracia brasileira. O autor começa em 1922 e se detém ao período que segue até a década de 1960, a qual define a característica mais própria e delineada com que o Partidão entrou na memória coletiva.

O livro relata a história do partido que se revelou dono de uma visão estratégica que intuía, ainda que muitas vezes no quadro conceitual do “marxismo-leninismo”, a natureza “ocidental” da formação social brasileira. Por isso, rejeitava com muita consistência o caminho das revoluções do século XIX.

Este tipo de revolução, replicado em 1917 e mesmo depois em países periféricos, também não deixou de arregimentar muita gente idealista, mas, é forçoso admitir, tratou em geral de ideais redentores de pouca ou nenhuma viabilidade prática. É o que observa o prefaciador da obra, o tradutor e ensaísta Luiz Sérgio Henriques.

Interessados em adquirir seu exemplar podem enviar solicitação diretamente para o e-mail da FAP (fundacaoastrojildo@gmail.com) ou ligar para 61 3011-9300.

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

Todo extremista de direita devia ler esse livro.