domingo, 18 de março de 2012

BH: Aliança terá hoje o 1º teste

PT escolhe delegados que vão definir no próximo domingo sobre coligação com PSB de Lacerda

Alessandra Mello

O PT de Belo Horizonte escolhe hoje os delegados que definirão a tática e a política de aliança para a disputa muncipal. Os eleitos vão formar o colégio eleitoral que decide no próximo domingo se o partido continua aliado ao prefeito Marcio Lacerda (PSB) ou lança candidatura própria à prefeitura. O número de inscritos aptos a votar bateu recorde e é quase o dobro de 2008, quando aprovaram a coligação com o PSB, que elegeu Lacerda, com Roberto Carvalho (PT) de vice-prefeito. Hoje presidente do PT da capital, Carvalho é um dos principais defensores do rompimento da aliança com o PSB e do lançamento de candidato próprio. São 7.251 filiados inscritos no processo de votação, que vai das 9h às 17h. O resultado deve ser anunciado ainda hoje. Lacerda aguarda apenas o posicionamento do PT para definir sua chapa. O prefeito já conta com o apoio do PSDB e, caso a aliança com o PT seja reeditada, terá de definir qual dos dois partidos vai indicar o candidato a vice.

Dezesseis chapas vão participar da disputa, divididas em três teses. Uma delas é a favor da candidatura própria com a indicação de um vice por um dos partidos que fazem parte da base do governo Dilma Rousseff. Essa proposta conta com o apoio de oito chapas, todas lideradas por Roberto Carvalho. Outra tese, defendida por cinco chapas, prega a aliança com o PSB, mas sem PSDB e DEM . A terceira é pela reedição da dobradinha com Lacerda sem restrição à participação de nenhuma legenda e é defendida por três listas de candidatos a delegados. Serão eleitos 500 delegados, na proporção de um para cada 10 votos recebidos pelas chapas.

As teses a favor do apoio a Lacerda têm como principais articuladores o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o deputado federal e presidente do PT mineiro, Reginaldo Lopes, o deputado federal Miguel Corrêa Jr. e o vereador Tarcísio Caixeta, líder do governo na Câmara Municipal. Apesar de ser um dos maiores defensores da reedição da dobradinha, Pimentel não integra qualquer chapa pró-aliança. A favor da coligação sem a participação do PSDB, o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias faz parte da chapa Repactuar.

Caixeta lidera a Responsabilidade para Governar BH, que conta também com o apoio do deputado estadual Paulo Lamac; do secretário de Coordenação da Política Social, Jorge Nahas; do procurador-geral do município, Marco Antônio Teixeira e do secretário municipal de Planejamento, Paulo Bretas. A chapa defende a aliança com Lacerda sem fazer restrição às legendas de oposição a Dilma. A tese também é defendida por Miguel Corrêa Jr., que lidera quatro chapas, todas batizadas de Construindo a Unidade. Já Reginaldo Lopes, da chapa Avançar BH com Unidade e Democracia", quer a aliança sem a presença de tucanos.

FONTE: ESTADO DE MINAS

Nenhum comentário: