quinta-feira, 26 de julho de 2012

Banco afirma que avisou o Coaf de saques de Valério

Fernando Rodrigues, Rubens Valente

BRASÍLIA - O Banco Rural informou ao Supremo Tribunal Federal que os saques em espécie feitos por empresas do publicitário Marcos Valério de Souza foram informados ao governo antes da eclosão do escândalo, em junho de 2005.

Apesar disso, diz o Rural, os órgãos de controle não levantaram suspeitas. Só houve ação após a entrevista do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) à Folha, que deu origem ao escândalo.

De 2003 a 2005, as empresas de Valério fizeram 102 saques no Rural em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

O dinheiro era entregue, a mando de Valério a congressistas, assessores e servidores públicos.

São réus no processo uma das sócias do banco e três executivos.

O grupo disse que os saques eram informados ao Coaf (órgão de inteligência financeira vinculado ao Ministério da Fazenda) e ao Banco Central.

"Se o Coaf, principal órgão estatal de prevenção e repressão à lavagem de dinheiro, jamais questionou tais operações, não é razoável transferir responsabilidade aos administradores do banco", disse o advogado José Carlos Dias.

A Procuradoria-Geral da República afirma que o Rural informava as operações, mas sem nomes dos verdadeiros beneficiários, e que Coaf e BC eram alimentados com "informações falsas".

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: