quarta-feira, 22 de maio de 2013

Bolsa Família: Cardozo levanta nova suspeita

Ministro admite hipótese de ato planejado em boatos

Titular da Justiça diz que possibilidade de ter havido orquestração" nas informações sobre o fim do Bolsa Família não pode ser afastada

Os boatos sobre a extinção do Bolsa Família, no fim de semana, podem ter sido um ato planejado. É o que acredita o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que ontem destacou essa como uma das hipóteses com a qual a Polícia Federal trabalha nas investigações.

"Evidentemente houve uma ação de muita sintonia em vários pontos do território nacional, o que pode ensejar a avaliação de que alguém quis fazer isso deliberadamente, planejadamente, articuladamente", disse Cardozo, após a cerimônia em que assinou parcerias com o governo e prefeituras de Goiás em um programa de combate ao crack. "Garanto, a partir do momento em que conseguirmos identificar os responsáveis por isso, independente de quem seja, nós faremos a lei agir", afirmou.

Um dia depois de a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, causar polêmica ao acusar a oposição de espalhar os boatos - e ser repreendida pelo Palácio do Planalto - Cardozo disse que seria "leviano" atribuir os boatos a uma ação política. "As pessoas podem ter suas teses, suas impressões, mas o ministro da Justiça tem que fazer com que a Polícia Federal conduza com absoluta imparcialidade e republicanismo a investigação."

Uma linha de investigação aponta Manaus como um dos primeiros focos de saques atípicos no fim de semana. O ministro observou que em 10 Estados circularam informações falsas "Não é um delito fácil de ser investigado por força da atuação difusa em todo o território nacional. Isso chama a atenção. Não podemos afastar a hipótese de ter havido algum tipo de orquestração desse boato", reiterou.

Cerca de 920 mil saques foram realizados no fim de semana. O pico da procura, segundo a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ocorreu no sábado, quando o movimento foi cinco vezes maior. Entre o sábado e o domingo, conforme informou a Caixa, cerca de R$ 152 milhões foram sa¬cados por famílias em benefícios do Bolsa Família um movimento 65% acima do normal.

Mensagens

Para evitar que situações como essa se repitam, a ministra disse que uma das ideias da pasta é passar a enviar mensagens de texto aos beneficiários com informações do programa. Para ela, uma das questões que contribuíram para que a falsa notícia se espalhasse foi o fato de o boato ter surgido no fim de semana, quando as agências da Caixa estavam fechadas o que impediu um contato da população com funcionários que pode-riam ter desmentido as informações. Além disso, a ministra acredita que as redes sociais contribuíram em grande parte para a confusão se alastrar.

Ao participar do programa Bom Dia Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Tereza Campello reforçou, por diversas vezes, que os repasses do programa estão garantidos.

Boataria

Moradora de Salvador "O entregador de frutas come¬çou a história depois de ouvir no Ceasa. Minha mãe chorou

Moradora de Recife "O povo começou a falar que o Bolsa ia acabar. Fui no sábado mesmo pegar meu dinheiro"

Moradora de Fortaleza "Vim à agência da Caixa da Parangaba e aqui não tinha bô¬nus nenhum"

Moradora de São Luís : "Ouvi gente dizendo que recebeu, mas o banco foi destruído e foi um grande tumulto"

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: