quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pré-candidato à Presidência, Eduardo Campos busca aliados em SC

Governador de Pernambuco vem a Joinville e conversa com PSD e PP

João Kamradt

Publicamente, o governador de Pernambuco e pré-candidato à presidência da República, Eduardo Campos (PSB), só queria falar sobre gestão pública e sua participação na 11ª Expogestão, em Joinville. Mas nos bastidores, a passagem de menos de um dia por Santa Catarina – que começou com uma rápida visita a Florianópolis na noite de terça – rendeu uma chance concreta de criação de um palanque para as eleições presidenciais do ano que vem no Estado. Seja por uma parte do PSD, liderado pela família Bornhausen, ou com o PP, que enviará Joares Ponticelli para o Recife na semana que vem para discutir um provável acerto para 2014.

Quando chegou a Joinville para palestrar sobre as ações de seu governo em Pernambuco, Estado em que conta com aprovação da população de mais de 90%, Eduardo Campos estava acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen (PSD), e do ex-senador e um dos idealizadores do PSD, Jorge Bornhausen. Os dois fizeram questão de abrir voto para o governador do PSB.

— Meu candidato para a presidência é o Eduardo Campos, assim como o Colombo para o Estado. Não tenho filiação partidária, mas se isso conta de algo, o Eduardo (Campos) é o único com quem subirei num palanque para mostrar apoio —, disse Bornhausen, que veio a Joinville apenas para acompanhar a palestra do governador pernambucano.

Além disso, Campos confirma que é real a possibilidade de que Paulo Bornhausen integre o PSB catarinense. Durante entrevista coletiva, Campos se referiu ao secretário como alguém que já "é meio PSB". Paulinho, que estava na Alemanha em visita à BMW até a noite de terça, chegou ao Brasil ontem pela manhã e teve como principal compromisso acompanhar Campos em sua incursão pelo Estado. Ele desconversa sobre uma possível troca de partido.

— Meu voto para presidente é sempre dele, mas não pensei sobre troca nenhuma. Não conversamos sobre isso ainda —, disse.


Se a abertura de palanque por parte do PSD, representada pela família Bornhausen, começa a se tornar realidade – mesmo sem a presença do governador Raimundo Colombo, que ontem ainda estava em viagem pela Europa –, o PSB tem data e horário marcado para se encontrar com a outra possibilidade de apoio em Santa Catarina: o PP. Joares Ponticelli (PP), presidente da Assembleia Legislativa, revelou em Joinville que as conversas para uma aliança com os socialistas prosseguem e que, na semana que vem, irá a Recife (PE) e irá aproveitar encontro da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para se reunir com Campos.

— Se precisar de candidato em SC, eu me candidato. Acredito que ter um presidenciável no palanque agregaria muito para o PP. Estamos conversando, falamos com todos, a possibilidade de apoio ao PSB existe, mas temos que acertar os ponteiros ainda —, diz Ponticelli.

Fonte: Diário Catarinense

Nenhum comentário: