quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os crimes dos pais da pátria - Alberto Goldman

Os crimes cometidos por esse governo petista, presidido por Dilma Rousseff, e pelo anterior, presidido por Lula, saltam aos olhos, cada vez mais. Aliás, começam com mentiras e fanfarronices e acabam por dar um prejuízo imenso ao país.

No governo Lula se anunciava a descoberta de bilhões de barris de petróleo no nosso sub solo, se cantava que o Brasil já era auto suficiente na produção do óleo, que logo logo seríamos exportadores, que a nossa indústria de petróleo, a indústria naval e tantas resultantes da sua exploração, produziriam um grande salto na nossa economia, e daí para diante. Tudo cascata.

Se tivessem sido um pouco mais humildes, poderíamos ter avançado. Lula e Dilma acreditaram nas próprias mentiras e deixaram de fazer o feijão e arroz que se vinha fazendo na área do petróleo desde o governo FHC e desde as mudanças na legislação do setor, trazendo capitais de todo o mundo para a sua exploração. Com grande sucesso, vide a descoberta das jazidas do pre sal.

Em 2008 o governo Lula suspendeu os leilões que vinham tendo grande sucesso para exploração de novas áreas. Durante cinco anos Lula, e depois Dilma, se empenharam em impor um novo modelo, uma nova legislação, em função de pretensas vantagens que o país teria na exploração das novas reservas. Impuseram o que quiseram, mas nada aconteceu. Nada foi adiante.

Pressionada pela acusação de inação, Dilma acabou por determinar à ANP que fizesse as licitações no modelo anterior. Foi um sucesso. Doze petroleiras do Brasil e 18 do exterior participaram pagando, por dois terços das áreas arrematadas, uma outorga (um bônus ) de R$ 2,8 bilhões, 800% acima do mínimo exigido pela ANP, com investimentos mínimos a serem feitos pelas empresas vencedoras de R$ 7 bilhões.

Tudo isso poderia ter ocorrido há 5 anos. Deixamos de receber e investir 10 bilhões de reais, atrasamos, em cinco anos, a produção dos novos campos leiloados, deixamos de desenvolver nossa indústria, de produzir empregos, de diminuir as importações de combustíveis, e tudo mais.

Tudo por causa desse casal, o pai e a mãe, os pais da pátria, Lula e Dilma. Burrice, preconceitos, dogmatismo ideológico, sei lá o quê. Ou mais grave, outros interesses?

Prejuízo irrecuperável. Um dia pagarão pelos crimes contra o povo?

Fonte: Blog do Goldman

Nenhum comentário: