sexta-feira, 21 de junho de 2013

Um gigante fora de controle

Mais de 1,4 milhão de brasileiros saíram às ruas em 111 cidades, numa das maiores manifestações da história do Brasil. Embora a maioria dos protestos tenham sido pacíficos, houve ataques ao patrimônio, saques, acidentes e confrontos com policiais em pelo menos quatro capitais. Em Brasília, 35 mil pessoas ocupavam a Esplanada dos Ministérios sem maiores incidentes até que um pequeno grupo tentou invadir o Itamaraty, apedrejou a Catedral e destruiu equipamentos urbanos. A presidente Dilma convocou uma reunião ministerial de emergência para discutir a crise.

Revolta em rede

Na maior série de protestos feitos em um único dia, desde as campanhas pelas eleições Diretas Já, em 1984, cerca de 1,4 milhão de brasileiros foram às ruas de pelo menos 109 cidades, em quase todos os estados dos país, ontem. Apesar de a maioria dos atos terem sido pacífica, em muitos municípios as manifestações foram marcadas por confusão no fim da noite. Houve pichações, incêndios, saques e agressões. Pelo menos uma pessoa morreu, por atropelamento, em Ribeirão Preto (SP). Para dispersar a multidão, as polícias estaduais e municipais usaram gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha.

São Paulo reuniu o maior número de manifestantes: pelo menos 356 mil foram às ruas. Na capital paulista, os protestos acontecerem sem a violência que havia ocorrido nos eventos dos últimos dias. As marchas no interior do estado foram marcadas por destruição. Vários prédios públicos e comerciais foram depredados. Em Ribeirão Preto, onde 20 mil saíram em passeata, uma pessoa foi morta por atropelamento, quando um carro tentou furar o bloqueio montado pelos manifestantes. O acidente envolveu ainda outras três pessoas. No Rio de Janeiro, alguns participantes da manifestação tentaram invadir o prédio da prefeitura. O grupo também incendiou o carro de uma emissora de tevê. (assista ao vídeo do atropelamento no Correioweb)

Alguns estados, entretanto, seguiram sem confrontos. No Recife, por exemplo, 52 mil pessoas marcharam no Centro da cidade, mas não houve registros de violência. Em Goiânia, os policiais distribuíram rosas brancas ao grupo.

Os protestos no Brasil e no mundo

Manifestantes no país: 1,4 milhão *
* Estimativa

Sem violência
Alagoas
Maceió
Amapá
Macapá
Maranhão
São Luiz
+ 2 municípios
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
+ 2 municípios
Rondônia
Porto Velho
+ 2 municípios
Roraima
Boa Vista
Santa Catarina
Florianópolis
+ 5 municípios
Sergipe
Aracaju
Tocantins
Palmas

Confronto
Amazonas
Manaus
Bahia
Salvador
+ 15 município
Ceará
Fortaleza
+ 1 município
Distrito Federal
Brasília
Espirito Santo
Vitória
Goiás
Goiânia
+ 4 municípios
Minas Gerais
Belo Horizonte
+ 8 municípios
Pará
Belém
Paraná
Curitiba
+ 5 municípios
Piauí
Teresina
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
+ 1 município
Rio Grande do Norte
Natal
Rio Grande do Sul
Porto Alegre
+ 5 municípios
São Paulo
São Paulo
+ 34 municípios

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: