sábado, 3 de agosto de 2013

Em Minas PSB convida Kalil para fazer chapa com Lacerda em 2014

Socialistas vão promover mudanças internas à sigla para garantir sucesso nas urnas no ano que vem

Alexandre Kalil já negou a intenção de concorrer às eleições em 2014, mas o convite do PSB ao dirigente de futebol foi renovado

Larissa Arantes

O PSB de Minas prepara uma reestruturação ampla para se fortalecer nas eleições de 2014 e uma das estratégias é atrair nomes de peso para compôr a chapa majoritária, da qual deve fazer parte o prefeito Marcio Lacerda. A partir da semana que vem, o partido vai intensificar os esforços para levar para a legenda o presidente do Clube Atlético Mineiro, Alexandre Kalil. O assunto já era comentado desde março, mas a conquista da Libertadores pelo clube renovou a expectativa dos socialistas.

A possibilidade que antes era tratada de forma reservada, foi comentada abertamente pelo presidente do PSB de Minas Gerais, deputado federal Júlio Delgado. “Existe o convite para o Alexandre Kalil fazer chapa majoritária conosco. O Daniel (Nepomuceno) já fez convite pessoal, agora fazemos o convite público para ele se filiar”, disse Delgado ontem. Daniel Nepomuceno é, atualmente, secretário municipal e vice-presidente do Atlético.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações que serão tomadas pelo comando estadual do PSB para o partido ter condições de discutir o pleito do ano que vem “no mesmo patamar” de siglas como o PSDB e o PT. “Se nós conseguirmos desenvolver essa dinâmica, vamos ter chapas competitivas e tentar, com isso, o protagonismo na disputa estadual de Minas também”, avaliou Delgado.

Conjunto. O PSB vai criar uma série de secretarias temáticas na sigla para se aproximar da sociedade. Temas como juventude, movimento sindical e desenvolvimento social serão alvos de colegiados organizados dentro do partido.

Além disso, um conselho político será formado para debater o cenário eleitoral e fazer um verdadeiro raio-X da presença dos socialistas no Estado. O deputado federal Isaías Silvestre irá coordenar o grupo. “O conselho vai funcionar regionalmente, vamos fazer uma leitura da vida do PSB em Minas Gerais para fortalecer a sigla para as eleições”, afirmou o deputado.

O PSB, a partir de agora, ganha uma outra cara com a nova presidência estadual. Antes, o posto era ocupado pelo ex-ministro Walfrido Mares Guia, muito próximo do PT.

Já Delgado é próximo do senador e presidenciável Aécio Neves (PSDB, e sua escolha foi estratégica para o partido. Caso o governador de Pernambuco e também presidenciável, Eduardo Campos, realmente decida lançar sua candidatura, o deputado terá a missão de criar palanque para ele em Minas Gerais. Caso Campos não saia como candidato no pleito de 2014, mas Aécio, sim, o PSB estará a um passo de se alinhar com os tucanos.

A reportagem tentou falar com Alexandre Kalil, mas não conseguiu. A assessoria de imprensa do Atlético informou que não poderia se posicionar sobre o assunto, apenas o próprio presidente do clube. Kalil já negou, quando questionado em outras ocasiões, a intenção de concorrer às eleições.

Fonte: O Tempo (MG)

Nenhum comentário: