quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Panorama Político :: Ilimar Franco

- O Globo

Marina vem aí
O PSB e seus aliados pretendem fazer da vice Marina Silva sua candidata ao Planalto . Com a morte de Eduardo Campos, os políticos avaliam que ser á preciso escolher um nome de viabilidade eleitoral garantida para dissuadir os que querem se entregar ao PT ou ao PSDB. Os cientistas políticos e marqueteiros avaliam que a posição de Aécio Neves está ameaçada e que a disputa ir á agora, com certeza , para o 2º turno.

No caminho do PSDB
O tucano Aécio Neves, estacionado na casa dos 20%, ficará sob forte pressão. Eduardo Campos (9%) tentava se viabilizar como 3ª via. Mas Marina já encarna essa alternativa. Fala um marqueteiro: "Ela chega lastreada nos 19% de 2010 e para representar um herói morto ". Sua estratégia será atrair os votos dos insatisfeitos com o domínio do PT e o governo Dilma. Os cientistas políticos dizem que "sua chance de alcançar Aécio é maior que a de Eduardo". Por isso, seu objetivo será tomar de Aécio a bandeira da oposição. Eles creem também que Marina dialoga melhor com aqueles setores sociais que foram às ruas protestar em junho de 2013.
-----------------------------
"Estamos em choque. Há um código entre nós de não conversar sobre o futuro nem no PSB nem na Rede. Temos antes que retomar o fôlego político "
Walter Feldman
Filiado ao PSB (SP) e organizador, ao lado de Marina Silva, do partido Rede
----------------------------
O que muda
O debate na coligação PSB-Rede-PPS ainda é incipiente, mas já há especulações de nomes para ser o vice de Marina Silva. Com a morte de Eduardo Campos, os aliados dizem que esse vice será do PSB e do Nordeste. Um dos cotados é um dos coordenadores do programa de governo de Eduardo, o pernambucano Maurício Rands.

Aloprados de todos os lados
O termo "Foi a Dilma" foi ontem o terceiro lugar no Trending Topics Brasil. Só perdeu para hashtags com homenagens a Eduardo Campos. Numa das imagens, a presidente Dilma aparece de dedo em riste com a legenda "1 a menos".

Puxador de votos
A presidente Dilma não é a única que aposta no ex-presidente Lula. Os petistas também. Lula está gravando mensagens para os programas regionais de TV pedindo para os eleitores votarem na legenda do PT . No pleito de 2010, sem pedir voto diretamente para a sigla, o partido recebeu dois milhões de votos no estado de São Paulo.

A escolhida
O Monitor Eleitoral constatou que as menções a Marina Silva (PSB-Rede) saltaram nas redes sociais de 2.096 para 17.295 com a morte de Eduardo Campos. Ela já é tratada pelos internautas como candidata à Presidência.

Sem fronteiras
Depois de ter aberto as portas do mercado russo, o Brasil mira o Irã e o Egito. Os dois suspenderam a compra de carne brasileira em 2013, quando houve suspeita de vaca louca. O Ministério da Agricultura visitará os países no final de agosto.
--------------------
POLÍTICOS do PT e do PSDB acreditam que Marina Silva não unirá o PSB. Eles avaliam que, em função das alianças regionais, devem tomar outro rumo.

Nenhum comentário: