quarta-feira, 24 de junho de 2015

Senado pretende ampliar temas da reforma política

- Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O Senado começa a discutir reforma política na semana que vem com a promessa de ampliar as mudanças aprovadas pela Câmara.

Senadores querem incluir novos temas e rediscutir pontos mantidos praticamente inalterados pelos deputados, como o financiamento de campanhas.

Os projetos serão discutidos em comissão, criada nesta terça (24) e a ser instalada na próxima terça (30). A ideia é concluir os trabalhos até julho, para que algumas propostas possam entrar em vigor nas eleições municipais de 2016.

Por isso, os senadores cogitam não entrar em recesso no meio do ano.

"A Câmara votou essas matérias em determinada conjuntura, nada impede que sejam repaginadas [...]. Queremos que a reforma seja mais abrangente", disse o relator da comissão, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Financiamento de campanhas deve ser um dos principais assuntos. Os deputados aprovaram as doações de empresas privadas para partidos políticos, e não mais para candidatos, mas os senadores consideram a mudança tímida.

Defensor do financiamento público, o PT quer rediscutir o tema. Partidos como o PMDB querem doação de empresas para só um candidato a cada cargo eletivo.

Nenhum comentário: