terça-feira, 19 de abril de 2016

Jucá: presidente não tem ‘moral’ para atacar Temer

• Senadores da oposição reagem a discurso de Dilma após votação na Câmara dos Deputados

Eduardo Bresciani - O Globo

-BRASÍLIA- O presidente em exercício do PMDB, senador Romero Jucá (RR), rebateu a presidente Dilma Rousseff afirmando que ela não tem condições de questionar moralmente o vice Michel Temer. Senadores da oposição, por sua vez, atacaram as declarações da presidente de que foi injustiçada na decisão da Câmara dos Deputados sobre o processo de impeachment e afirmaram que ela faz “apelação” e “vitimização”.

— Me desculpe a presidente, nada contra ela, mas a verdade tem que ser dita e a primeira delas é que a presidente não tem condição de questionar moralmente Michel Temer. Ele era o melhor homem do mundo ao compor a chapa da presidente em 2014 — disse Jucá.
Ele disse entender os ataques porque “faltam argumentos” para Dilma. Ressaltou que Dilma não tem mais condições de recuperar a economia do país e que Temer é uma esperança.

— Hoje, a Dilma é certeza de desastre. O Michel pode ser possibilidade de acerto. Eu, como sou crédulo e acredito em Deus e nas pessoas, prefiro me agarrar a uma oportunidade que pode dar certo do que a uma certeza de desastre — afirmou.

A oposição criticou o discurso da presidente Dilma por questionar a decisão da Câmara dos Deputados.

— Se a margem de votos fosse pequena até poderia contestar, mas com um score de 72% a 28% qualquer desculpa é apelação pura, retórica vazia, algo que não convence ninguém — afirmou o presidente do DEM, José Agripino (RN).

— Ela fez uma postura de vítima, tentou se vitimizar, chegou a se dizer torturada pelo Congresso, mas esqueceu de citar tortura que faz ao povo brasileiro, a tortura do desemprego, da desassistência diante de crises tão graves — disse o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB).

Para o tucano, a fala da presidente não terá repercussão no Senado e serve apenas como discurso para aqueles que já a apoiam.

— Ela fala para dentro e se distancia cada vez mais da maioria que não aprova tanto seu governo. Quanto ao comportamento, esse governo nasceu de uma grande mentira e terminará como uma imensa fraude — afirmou o líder tucano.

O vice-presidente Michel Temer decidiu não comentar as declarações de Dilma Rousseff. Um aliado do vice afirmou que a fala de Dilma não merecia resposta, pois a presidente estaria, neste momento, em uma situação de fragilidade que motivou os ataques ao vice.

— A Dilma resolveu falar só para fazer uma queixa do Michel. Mas, não se bate-boca. Ficou ruim para ela. Essa alegação do golpe, o próprio Supremo já disse que não existe, que o impeachment é legal. E falar em conspiração com tanta gente indo lá no Jaburu à luz do dia, dando entrevistas, não cola. Conspiração se faz à sorrelfa, para usar uma expressão que Michel usa — afirma. (Colaborou Júnia Gama)

Nenhum comentário: