quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

*Dina Lida Kinoshita: Carta aberta à ministra Damares Alves

A ciência tem início na Antiguidade quando o homem se torna sedentário. Sem ela, os antigos egípcios não teriam condições de construir as pirâmides nem mumificar os mortos. A China não teria construído a Grande Muralha nem descoberto mais tarde a pólvora e a bússola. Sumérios e babilônios já observavam os corpos celestes há milênios.

O grego Arquimedes descobriu o Princípio da Alavanca, Pitágoras e outros gregos deram fundamento à Geometria e à Lógica. Ainda tiveram grandes avanços na Medicina e na Geografia. Além disso os filósofos atomistas podem ser considerados precursores da Química na medida em que preconizavam que as substâncias eram constituídas de átomos de diferentes tipos, de acordo com as propriedades de cada uma delas.

Os romanos aprenderam com os gregos e sua grande contribuição foi o registro histórico e preservação das descobertas, dando início à História da Ciência. Durante um longo período de trevas na Europa, os mouros deram outra contribuição importante ao fundamentar a Álgebra e, talvez de maior fôlego, a recuperação dos conhecimentos gregos. Tudo isso dá ensejo ao Renascimento, a despeito da Igreja Católica e da Inquisição.

O grande debate na época, dizia respeito ao conflito entre as ideias geocêntricas de Ptolomeu e as novas ideias sobre o movimento dos corpos celestes ou o sistema heliocêntrico. Giordano Bruno foi queimado na fogueira da Santa Igreja, Nicolau Copérnico determinou que sua obra astronômica sobre o heliocentrismo só fosse divulgada após a sua morte e Galileu Galilei, apesar de abjurar suas descobertas, ao sair das masmorras da Inquisição, declarou: “Eppur se muove”. Galileu é considerado o fundador do método científico.

Os países da Europa meridional que tiveram inicialmente um grande progresso devido ao Renascimento e aos descobrimentos marítimos, formaram enormes impérios. Porém sob forte influência da Igreja Católica e da Inquisição, não avançaram na ciência e tiveram um declínio extraordinário e não se recuperaram.

A Europa setentrional, que abraçou majoritariamente as denominações protestantes a partir do luteranismo, com as ideias do livre arbítrio, deram ensejo à liberdade da pesquisa e ao desenvolvimento vertiiginoso do capitalismo. Felizmente, Darwin pode desenvolver sua Teoria da Evolução das Espécies no ambiente mais favorável do Iluminismo. E foi a partir daí que a Biologia adquiriu musculatura.

Penso que o século XXI será o século desta ciência e muitos avanços na Medicina e na Agricultura. Será que as denominações pentecostalistas vão repetir o erro da Igreja, que séculos depois pediu perdão aos cientistas? O avanço da ciência é um processo inexorável e espero que assim seja para sempre.

É verdade que os poderosos em todos os tempos buscaram se apoderar dos conhecimentos para seus próprios benefícios ainda que atingissem de forma catastrófica a humanidade. Isto requer a consciência social dos cientistas.

Atenciosamente,
Dina Lida Kinoshita

PS: Giordano Bruno foi um frade dominicano e teólogo e, apesar disso não foi poupado da fogueira da Inquisição. Copérnico era cônego da Igreja Católica e devia ter razões para seu temor.

*Dina Lida Kinoshita, física, professora aposentada da USP

Um comentário:

ADEMAR AMANCIO disse...

A Damares ainda acha que a mulher foi feita da costela de Adão - Eu recomendaria a ela ''Caminho da Luz'',Emmanuel,psicografia de Chico Xavier.
Aliás,eu acho que todo crente ou ateu deviam ler essa obra,vão ver que ciência e filosofia-teológica podem caminhar juntas.