domingo, 17 de outubro de 2021

Míriam Leitão - O clima piora na economia

O Globo

O governo brasileiro tem a obrigação de chegar a Glasgow para a COP 26 já avisando que vai ampliar as metas de corte de emissões até 2030. Os atuais 43% em relação a 2005 representam, na verdade, um aumento de emissões em 400 milhões de toneladas de carbono, porque a base de comparação aumentou. Em vez disso, o Ministério das Minas e Energia propôs investir R$ 20 bilhões em usinas a carvão nos próximos dez anos e o governo defende o projeto de subsidiar combustível fóssil à custa dos estados. Tudo isso faltando dias para o começo da reunião do clima.

O governo não tem projeto de futuro e não sabe lidar com o curto prazo. A conjuntura está piorando. O PIB do terceiro trimestre será mais baixo do que o previsto, os juros terão que subir para 9% ou até mais para que a inflação caia dos atuais 10% até a meta de 3,5%. Isso em ano eleitoral.

A indústria caiu em agosto, o varejo despencou, o setor de serviços desacelerou e o IBC-Br ficou negativo. O economista Sérgio Vale, da MB Associados, alerta que deveria estar acontecendo o contrário. Como o país está saindo da pandemia, o normal seria a elevação do ritmo. Ele acha que em setembro os números serão piores, por causa do “início do mês conturbado” e pela inflação alta. 

– O PIB do terceiro trimestre deve ter ficado perto de zero. Está se caminhando para algo que não se imaginava no começo de julho, quando a pandemia começou a ceder. Todos os sinais são de que a economia está se fragilizando pelas condições políticas e econômicas adversas — disse Vale.

O mercado achava que o PIB do terceiro trimestre seria bom, podendo chegar até a 1%. O clima mudou. A confusão política do começo de setembro criada por Bolsonaro, a crise hídrica e a inflação bateram nos indicadores de atividade. O economista Roberto Padovani do Banco BV está revendo as projeções de 0,7% para 0,4% para o terceiro trimestre.

– A conversa com clientes mostra que setembro houve um queda do ritmo de crescimento da indústria e do varejo. Aos trancos e barrancos, a economia vai bem em 2021, mas há uma mudança da conjuntura global, e no caso brasileiro a mudança de ritmo é mais acentuada, porque a gente tem uma inflação de 10%, os juros estão subindo, o dólar em alta — diz Padovani.

O professor Luiz Roberto Cunha lembrou que, desde o ano passado, o país vivia anomalias como a de ter tido desvalorização cambial em meio a uma subida do saldo comercial. E a queda do real continua esse ano.

– Todos os países estão tendo pressão na inflação, mas só três países têm inflação muito acima. A Argentina que é uma doideira, a Turquia já demitiu duas ou três diretorias do Banco Central, e o Brasil. A inflação vai desacelerar, mas para atingir a meta, o Banco Central teria que elevar muito a taxa de juros.

Esse é o cenário. Os economistas acham que para levar a inflação para a meta de 3,5% em 2022, o BC pode ter juros de talvez dois dígitos. O governo prefere continuar criando ruído como o anúncio do presidente de que vai mandar suspender a bandeira vermelha.

O governo erra na conjuntura, e erra muito mais nas definições de políticas que afetam o futuro da economia, como a ambiental e climática. O projeto de aumentar o número de usinas a carvão formulado pelo MME só pode sair da cabeça de quem está fora do planeta. A mudança no ICMS do combustível é, como lembra David Zylbersztajn, um subsídio ao combustível fóssil.

– Esse projeto é uma aberração em todos os sentidos. Ele tira dinheiro dos estados, que poderia ir para educação, hospital, segurança para subsidiar o dono do automóvel. Faz sentido subsidiar o gás do pobre, mas não faz sentido reduzir o preço do diesel que vai abastecer o Land Rover. Além disso, subsidiar combustível fóssil nessa altura dos acontecimentos é um absurdo completo — diz David.

O Brasil precisa de uma mudança radical na área ambiental. O inventário de emissões foi refeito e o que foi emitido em 2005 subiu de 2,1 bilhões de toneladas de carbono para 2,8 bilhões. Logo, se a base é maior, o percentual do corte não pode ser mantido. Se for, significa emitir mais gases de efeito estufa. Ninguém vai se deixar enganar em Glasgow. As empresas brasileiras estão indo à COP dispostas a influenciar na definição das regras do mercado de carbono, mas o governo continua à deriva, prejudicando os interesses do Brasil.

 

Nenhum comentário: