segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Felipe Moura Brasil - Menos adesismo, mais vigilância

O Estado de S. Paulo

Para voltar a crescer além de voos de galinha, o Brasil precisa crescer moral e culturalmente

As linhas auxiliares de Lula no mercado da comunicação embarcaram na estratégia do PT de pintar Ciro Gomes como “linha auxiliar de Jair Bolsonaro”, para conquistar, já no primeiro turno, o “voto útil” dos eleitores antibolsonaristas do candidato do PDT.

Nem a atuação de “Padre” Kelman no debate de sábado como a verdadeira linha auxiliar do presidente dissuadiu repórteres, colunistas e comentaristas, além dos artistas de sempre, de ignorar as críticas de Ciro ao atual governo, em razão de sua ousadia – imagine – em também criticar Lula.

”Bolsonaro teve uma oportunidade de ouro, porque foi eleito em função da mais devastadora crise econômica da história brasileira, em cima do mais generalizado escândalo de corrupção”, disse o pedetista, em diagnóstico correspondente aos fatos. “E infelizmente foi levado ao constrangimento, porque teve filhos denunciados igual ao Lula. Rendeu-se à corrupção”, completou Ciro.

Ele lembrou que, em 2018, alertou ao povo que a solução não era votar por negação no Bolsonaro, que não tinha experiência nem vivência e estava “sendo empacotado como um moralizador que nunca foi”.

“Hoje”, comparou, “Bolsonaro repete a mesma prática” do PT. “Ao Valdemar Costa Neto, o Lula deu o DNIT para roubar. Foi preso e condenado no mensalão. Agora o Bolsonaro é filiado ao ‘DNIT’”, afirmou Ciro, equiparando o espírito do partido do mensaleiro, o PL, ao do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes nos governos petistas.

O Ciro de 2022, incisivo também contra Lula e PT, talvez seja o melhor candidato de 2018. Seu problema é o anacronismo, uma vez que o vácuo do antipetismo foi ocupado por Bolsonaro, o maior cabo eleitoral que Lula já teve.

Já Simone Tebet, talvez a melhor candidata de 2026 na disputa de 2022, lamentou que o Brasil tenha “um presidente insensível” e “despreparado”, que “não trabalha”. “Ele fica de moto e de jet ski dizendo que ninguém passa fome.”

A emedebista ainda criticou o populismo de Lula e Bolsonaro, repudiando o “nós” contra “eles”. “Eles se alimentam dessa disputa ideológica. Um falta o debate. Não tem coragem de dizer quais são as propostas para o Brasil. O outro mente. Mente descaradamente e desvia o foco para aquilo que é o mais importante: o que nós vamos fazer para o Brasil voltar a crescer.”

Para voltar a crescer além de voos de galinha em matéria de economia, o Brasil precisa crescer moral e culturalmente, o que só será possível – se tanto – com uma imprensa não adesista e uma oposição não anacrônica.

12 comentários:

Anônimo disse...

O Teatro dos horrores chegou a seu clímax, normalizaram todos os crimes que Lula cometeu contra o Brasil e os brasileiros
Jornalistas da outrora gloriosa imprensa , fazem campanha aberta para esse bandido tirado da cadeia pra ser candidato a presidente , uma afronta aos princípios da justiça , da ética e da moral
Pesquisa não elege ninguém , quem viver verá, presidente reeleito!

Anônimo disse...

Esse corre-corre do PT pra ganhar no primeiro turno além de ser uma ilusão criada é sinal de desespero , a cúpula do PT sabe que no segundo turno haverá uma confluência para o Presidente
A esquerda com a suas pautas para o aborto , as drogas , ideologia de gênero e censura as mídias , vão sofrer uma derrota tremenda do nosso povo honesto trabalhador que acreditam em Deus, Família , Pátria e Liberdades
Bolsonaro será reeleito, aguardem!

Anônimo disse...

Lula ladrão cachaceiro e mentiroso!

Anônimo disse...

Lula tem que voltar pra cadeia pra terminar de pagar os 25 anos de pena por ter roubado o país e causado a maior recessão de todos os tempos corrompendo todas as instituições democráticas
Lula ladrão seu lugar é na prisão
Deixa o povo brasileiro em paz, ele já fez muito mal a nossa nação
Chega!
PT nunca mais!

Anônimo disse...

Broxonaro preso!
Tá chegando a hora.
O dia já vem raiando, gado, mostrando o sol do Lula...

Anônimo disse...

Pior, ninguém sabe exatamente porque saiu da prisão, o que motivou a corte? Essa embromação será esclarecida algum dia?

Anônimo disse...

Sabemos que essa corte têm segredos invioláveis.

Anônimo disse...

O anônimo bolsonarista nunca ouviu falar em VAZA JATO! Nunca ouviu falar na atuação ilegal do juiz Sergio Moro, desde o início denunciada pela defesa de Lula, e finalmente comprovadas com todas as gravações das ordens do juiz aos procuradores da Lava Jato e das instruções e dicas que dava aos acusadores, afrontando o mais básico princípio do Juiz que é ser IMPARCIAL. Moro foi decalarado parcial e incompetente pelo STF, e todas as suas ações e decisões nos processos contra Lula foram ANULADAS! Mas os papagaios bolsonaristas só têm ouvidos pro Gabinete do Ódio e para as mentiras do genocida!

Anônimo disse...

Esse ignorante acima é mais um com lavagem cerebral disposto a mentir por vassalagem a um meliante. Usa o raciocínio já que su memória não funciona, se tem algum neurônio. Eu não sou bobo da corte e uso meus valores para identificar pessoas , e não, valores imposto por gente sem escrúpulo e moralmente deficiente . Eu sou eu, somente eu e o que vem de mim vem da experiência e do discernimento acumulo essas qualidades que adquiri e não fico repetindo impertinentes mentiras de pessoas sem moral e de mas intenções. Vá falar para sua turma de vassalos do Pt. Sua opinião não foi pedida e vale zero para mim. abstenha-se de dar sua opinião zero2. São essas coisas que eu temo a volta do Lula,!o ressurgimento desses talibans
que não gostam de trabalhar e que vive pendurado na mortadella petista. Arrange uma profissão digna e adquira conhecimentos reais antes de morrer, talvez morra feliz sabendo que teve utilidade na vida. Malandro de carteirinha do Pt.

Anônimo disse...

Esperando ansiosamente a oportunidade de pendurar nas tetas do governo, mais um para nós sustentarmos.

ADEMAR AMANCIO disse...

''Bolsonaro é o maior cabo eleitoral de Lula'',concordo com o colunista.

Anônimo disse...

O anônimo das 22:53 parece não entender da vida. A anulação dos julgamentos de Lula não tem relação com valores pessoais, estes cada um tem os seus, e pelo linguajar suponho que não sejam muito altos os do dito participante deste blog. Existe um PRINCÍPIO no Direito, que é a IMPARCIALIDADE do juiz. Qualquer processo deve ser conduzido e julgado por um juiz IMPARCIAL. Sergio Moro não foi imparcial, ele foi PARCIAL. Com isto, contaminou todos os processos, e por isso o STF anulou tais ações. Leia algo sobre isto e APRENDA mais um pouco sobre a vida!