sábado, 15 de setembro de 2012

Briga embolada em Fortaleza, com 3 candidatos empatados

Moroni (DEM) cai nas pesquisas; nomes de PDT, PT e PSB sobem

Maria Lima

BRASÍLIA Com a queda constante do candidato do DEM, Moroni Torgan, que vê sua liderança diminuir a cada pesquisa de intenção de votos na disputa pela prefeitura de Fortaleza, três candidatos estão tecnicamente empatados em primeiro lugar, de acordo com pesquisa Ibope divulgada quinta-feira. Enquanto Moroni cai de 24% para 23%, o petista Elmano Freitas sobe de 14% para 19%. Já Roberto Claudio, do PSB, vai de 16% para 18%. Como a margem de erro da pesquisa, realizada entre os dias 9 e 11, é de três pontos para mais ou para menos, fica configurado o empate. Outro opositor das máquinas estadual e municipal, o pedetista Heitor Ferrer, também cresceu, de 12% para 13%.

Pesquisa Datafolha feita entre os duas 10 e 11 também retrata a situação embolada em Fortaleza. O desempenho do candidato do PDT foi melhor: passou de 10% para 14%. Roberto Claudio oscilou de 16% para 17%; e Elmano de Freitas, de 15% para 16%. Os três candidatos fazem parte da base aliada da presidente Dilma Rousseff. Já Moroni caiu de 25 para 22%.

Jatinho de Cid Gomes na campanha

Deputado estadual, Heitor Ferrer tem como madrinha a ex-senadora e ex-presidenciável Marina Silva, que já gravou para sua campanha e vai fazer uma caminhada com ele dia 29. Ele tem pouco mais de dois minutos na propaganda na TV e no rádio, mas é muito presente nas redes sociais, onde bombardeia o governador Cid Gomes, padrinho de Roberto Cláudio.

Ferrer travou com Cid uma guerra na Justiça e na Assembleia Legislativa, ao entrar com ação pedindo investigação de viagens particulares em jatinho de empresários e com recursos públicos.

- O Cid pegou a sogra e as mulheres dos secretários, alugou um jatinho por R$ 433 mil e foi à Europa. Tentei criar uma CPI, mas não consegui apoio. A ação na Justiça também não deu em nada. Mas caiu na boca do povo e tem até música aqui: "Ô ô aviãozinho, Ô ô aviãozinho" - cantarola Ferrer.

Chama atenção em sua campanha a criação do "Bar Doze Bar", no seu comitê. Diz que já tirou de lá R$ 30 mil para sua campanha:

- O bar é um sucesso! As soluções do Brasil inteiro passam por aqui.

Já o petista Elmano de Freitas, apagou a imagem da prefeita Luiziane Lins de sua campanha. Além de contar com a máquina municipal, bombardeia sua campanha com mensagens de Lula e da presidente Dilma Rousssef, e também cresceu.

- Só dá Lula falando "companheiro Elmano" prá cá, e "companheiro Elmano" prá lá - conta o ex-deputado Ciro Gomes, um dos coordenadores da campanha de Roberto Cláudio.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: