quarta-feira, 16 de setembro de 2009

''Aécio é meu plano B; eu sou o plano B dele'', diz Serra

Julia Duailibi
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO


Tucanos voltam a se encontrar e reforçam fala de unidade para 2010

Em mais uma demonstração de unidade, os governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG) reforçaram ontem a aliança para a eleição presidencial de 2010 e articularam uma agenda administrativa comum, passando por temas que vão do pré-sal a segurança e emprego. Em encontro no Palácio dos Bandeirantes, Serra deu o tom do clima entre os dois nomes do PSDB na corrida presidencial. "Aécio é o meu plano B, e eu sou o plano B do Aécio."

Os governadores encontraram-se pelo segundo dia consecutivo, desta vez em almoço no palácio.
Os dois resolveram intensificar o intercâmbio de experiências administrativas nas áreas de emprego, segurança e educação. Também buscarão ação conjunta no debate dos quatro projetos que tramitam no Congresso sobre pré-sal. Concluíram ainda que discussões sobre o sistema de partilha dos royalties devem ficar para depois de 2010.

Ao lado de Aécio, Serra criticou o governo federal por não ter colocado, na proposta orçamentária de 2010, o ressarcimento parcial dos Estados com a desoneração de ICMS para exportadores.
Disse que, dessa forma, joga-se nas costas de Estados e municípios a totalidade das perdas. Aécio endossou o paulista. "Daqui a pouco vai acontecer isso, vamos viver em um Estado unitário com os Estados cada vez mais fragilizados", afirmou Aécio.

PERDAS

Munidos de uma tabela, os dois destacaram que as perdas dos Estados, com o não-reembolso parcial por parte da União, chegam a R$ 5,2 bilhões. Ao todo, Estados e municípios deixam de receber R$ 20 bilhões com a desoneração das exportações. "Fala-se muito da recuperação da economia, mas o desempenho da arrecadação tem sido medíocre e as projeções para o ano que vem não são nada eufóricas nessa matéria", disse Serra. Os governadores articularão ação na Comissão de Orçamento para reverter a situação. "Sem dúvida nenhuma, na Comissão de Orçamento, como disse Aécio, porque não se trata de interesse de um partido, de um governador de oposição com relação a outro governador de oposição, não. É de interesse da federação, interesse de todos os Estados", afirmou Serra."E, agora, o governo simplesmente não coloca um real sequer no Orçamento para esse ressarcimento", acrescentou Aécio.

Os dois tucanos estiveram juntos anteontem na abertura do Espaço Minas Gerais, um escritório de promoção de turismo e negócios mineiros em São Paulo. Na ocasião, criticaram a "volúpia arrecadadora" e "centralizadora" da União.

UNÍSSONO

Com o objetivo de evitar os erros cometidos nas campanhas de 2002 e 2006, quando o partido não se uniu em torno do projeto nacional, Serra e Aécio têm buscado passar uma imagem de unidade em torno da proposta tucana de retomar o poder.

Ontem, os dois governadores voltaram a trocar elogios ao comentar a questão partidária.

"Sou contra o Aécio desistir. Um vai erguer o braço do outro, qualquer que seja a decisão tomada", afirmou Serra.

"Nem eu, nem Serra impomos qualquer coisa. Sabemos que candidaturas impostas não têm um desfecho feliz", declarou o governador de Minas Gerais.

Nenhum comentário: