domingo, 1 de julho de 2012

Reencontro na convenção do PMDB de Recife

Ayrton Maciel

Com discursos de reconciliação, paz política e reencontro com a história, entre peemedebistas e socialistas, o PMDB sacramentou ontem, em convenção municipal na sede do partido, o apoio ao candidato da Frente Popular à Prefeitura do Recife, Geraldo Júlio (PSB). Sem a presença do líder maior do PMDB, Jarbas Vasconcelos – que está em recuperação de uma cirurgia no coração – o deputado federal Raul Henry, que retirou o nome da disputa pela oposição, e dirigentes peemedebistas receberam o governador Eduardo Campos (PSB) e Geraldo Júlio, selando a unidade entre os ex-adversários para enfrentar o PT de Humberto Costa e o DEM de Mendonça Filho, agora os dois principais oponentes da Frente.

Nos pronunciamentos, as diferenças foram minimizadas em nome de um projeto de mudança e de futuro para o Recife, com lembranças até de eleições em que o PMDB era de Jarbas e do ex-governador Miguel Arraes. Mas nas respostas aos questionamentos da imprensa, todos deixaram claro que vai ser preciso uma engenharia na montagem do projeto de gestão e um malabarismo na construção do discurso à população. A meta será ajustar as contradições para não transparecer que se trata de um confronto ao PT no poder na cidade – como quer o PSB – e, ao mesmo tempo, mostrar que o projeto petista está esgotado e há uma proposta de oposição e de futuro para o Recife, como deseja o PMDB.

Sem bandeirões nem militantes levados em ônibus, a convenção festiva foi substituída por um ato sem pompa de adesão. “O apoio que aqui aprovamos é resultado de uma reflexão profunda, ampla e consensual do PMDB, que tem consciência de que está em jogo o futuro do Recife”, justificou Raul Henry. “Olhamos para o futuro da cidade. O PMDB acumulou experiências de governança e de valores republicanos de transparência. Temos diferenças, mas é o próprio povo do Recife que exigiu uma alternativa diante do que foi acontecendo (o racha do PT). A cidade clamou. Poderia não me meter, mas decidi que era hora de buscar um caminho de paz e mudança. Vamos nos juntar aos bons para fazer melhor”, retribuiu Eduardo. “Tenho 30 anos de militância e 20 de experiência no serviço público, que exigiram de mim conhecimento técnico e também habilidade política. Nosso discurso é de unidade, paz política, não vamos perder tempo com críticas e agressões”, destacou Geraldo.

O reencontro PSB-PMDB, Jarbas e Eduardo, tem amplitude maior do que a episódica eleição do Recife. Para os peemedebistas, há uma nova configuração política no Estado, que iria fragilizar o PMDB se o partido estivesse fora da aliança, e que pode se estender para 2014, ano de eleições para senador, governador e presidente da República. “Não houve conversa com Eduardo sobre 2014. Nem sobre o Senado. Agora, de 2012 sai uma nova configuração, com uma tendência evidente de convergência para 2014. Hoje, há uma disputa PT versus PSB. Quem encarna o pensamento do PMDB é o PSB. O PT já faz o discurso da continuidade. O PSB fará o da mudança. A política tem contradições”, argumentou Henry.

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: