sábado, 4 de agosto de 2012

Em SP, Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados

Segundo Ibope, tucano tem 26%, seguido pelo candidato do PRB

Silvia Amorim

SÃO PAULO Os candidatos José Serra (PSDB) e Celso Russomanno (PRB) aparecem tecnicamente empatados na corrida pela prefeitura de São Paulo, segundo pesquisa Ibope divulgada ontem. No levantamento, encomendado pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo", Serra tem 26% das intenções de voto e Russomanno, 25%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Em terceiro lugar apareceu Soninha Francine (PPS), com 7%. O candidato do PT, Fernando Haddad, ficou em quarto lugar, com 6%. Gabriel Chalita (PMDB) e Paulinho da Força (PDT) obtiveram 5%, cada. Carlos Giannazi (PSOL), Ana Luíza Figueiredo (PSTU) e José Maria Eymael (PSDC) tiveram 1%, cada. Levy Fidelix (PRTB) não pontuou.

Essa é a primeira pesquisa Ibope realizada com o cenário oficial de candidatos. Por esse motivo, não há comparações sobre a evolução de desempenho dos candidatos. Brancos e nulos somaram 14% e indecisos, 9%.

Cenário semelhante ao do Datafolha

O cenário é parecido ao da pesquisa Datafolha divulgada em 21 de julho. José Serra e Celso Russomanno apareceram, pela primeira vez, empatados na disputa, mas com uma vantagem do tucano maior do que a verificada pelo Ibope. Serra tinha 30% e Russomanno, 26%. Bem atrás, também em empate técnico, estavam Fernando Haddad e Soninha, com 7%, Chalita, com 6%, e Paulinho, com 5%.

A pesquisa Ibope também mediu o índice de rejeição dos concorrentes à vaga de prefeito na capital paulista. Serra lidera o ranking, com 34% dos entrevistados dizendo que não votariam nele. Paulinho e Soninha aparecem com 13%, seguidos por Eymael e Fidelix, 11%, Haddad, 9%, e Russomanno e Chalita, 8%.

Foram entrevistados 805 eleitores da capital entre os dias 31 de julho e 2 de agosto. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com a numeração 00198/2012.

A sondagem foi divulgada um dia depois do primeiro debate na TV entre os candidatos à prefeitura de São Paulo, promovido pela TV Bandeirantes. Apesar de temas como o mensalão e a aliança entre o PT e o PP de Paulo Maluf terem sido explorados, no geral, o clima de enfrentamento entre os candidatos foi exceção no debate.

Em vez do tom duro presenciado na campanha nas ruas, o que se viu em quase três horas de transmissão foram discursos amenos e cheios de cordialidades. Os principais candidatos tentaram evitar embates diretos entre si e sobrou para os postulantes de partidos menores, como Giannazi e Fidelix, puxarem os poucos momentos de confronto e descontração.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: