sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Brasilia DF - Luiz Carlos Azedo

Compromisso arriscado
Para garantir a saída dos agentes penitenciários acampados em frente ao Congresso antes do Sete de Setembro, o Ministério da Justiça assumiu um compromisso arriscado. Deve instalar nos próximos dias um grupo de trabalho para tratar de um pleito antigo da categoria: o porte de armas. Embora tenha dito em alto e bom som aos agentes, em reunião na noite de quarta-feira, ser contrário à medida, o ministro José Eduardo Cardozo se comprometeu a estudar o tema.

O olho de Cardozo brilhou ao ser colocada, na mesa de negociação, uma moeda de troca: a exigência de exclusividade no serviço penitenciário. Seria uma forma de evitar o “bico” que os profissionais do setor prisional, geralmente regidos por escalas de 24h de serviço com 48h ou 72h de folga, fazem nas horas de descanso. Ficaria prevista punição rigorosa para quem fosse flagrado com uma segunda ou terceira ocupação. E só concursados para a atividade teriam direito a portar armas.

A simples criação de um grupo de trabalho como este causa desconforto até dentro do governo. Vale lembrar que foi o próprio Ministério da Justiça que recomendou à presidente Dilma Rousseff, três meses atrás, o veto à lei que previa o porte de armas para agentes penitenciários — por contrariar o Estatuto do Desarmamento, que visa a restringir a circulação dos artefatos no país. Muitas outras carreiras, como de advogados e de agentes de trânsito, também querem andar armadas.

Decidido
Em um encontro ontem com o vice-presidente Michel Temer, no Palácio do Jaburu, o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, do PSD, garantiu que será candidato ao governo paulista. Além disso, na conversa, ele afirmou que apoiará a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014. Isso mostra que Kassab está mesmo se distanciando do ex-governador José Serra (PSDB).

R$ 60 milhões
Quantia que o governo vai gastar para recuperar e transportar à Bolívia equipamentos de energia
elétrica que estão em desuso. A cessão faz parte de um programa de cooperação entre os dois países.

Acordo
Uma conversa entre o ministro da Defesa, Celso Amorim, o comandante do Exército, Enzo Peri, e integrantes da Comissão dos Direitos Humanos do Senado selou o acordo que permitirá que a Comissão Nacional da Verdade da União e do Rio de Janeiro visitem unidades militares usadas pela repressão na ditadura. Na semana passada, o Comando Militar do Leste proibiu a entrada do colegiado estadual no antigo Destacamento de Operações e Informações (DOI), onde se suspeita que havia torturas no regime militar. A visita acontece no dia 12.

Carona
Na segunda-feira, depois que o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), anunciou que a Casa colocaria na pauta o fim do voto secreto, dois parlamentares procuraram o gabinete do deputado Ivan Valente (PSol-SP). Eles queriam que o colega incluísse seus nomes na Frente Parlamentar do Voto Aberto, presidida por Valente. Não conseguiram, já que a participação só é permitida na criação do grupo ou no início da Legislatura.

Sem pressa
O PPS não pretende se apressar para lançar um candidato ao Palácio do Planalto. Ontem, durante a reunião da executiva nacional, o presidente do partido, o deputado Roberto Freire (SP), garantiu que isso será feito no tempo certo. Ele também não descartou apoio dos socialistas a outros postulantes, como o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB-PE) ou a ex-senadora Marina Silva.

Sucatas
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) retoma hoje, no Recife e em Salvador, o Programa Espaço Livre, que é o desmanche e remoção de aviões de grande porte que estão parados nos pátios dos aeroportos internacionais pelo país. Até agora, 19 aeronaves foram transformadas em sucatas e leiloadas, e o dinheiro arrecadado é revertido em pagamento para os credores das massas falidas.

Casa vazia// Apesar de a Câmara ter acordado trabalhar de terça e quinta-feira, ontem à tarde a Casa estava com poucos parlamentares. Diante disso, teve deputado que aproveitou a falta de movimento para renovar o book, posando para fotografias na tribuna, na cadeira do presidente da Casa e até simulando discursos.

Expectativa/ Os principais advogados dos réus do mensalão voltaram a comparecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o julgamento dos embargos de declaração, finalizado esta semana. Entre eles, estavam Márcio Thomaz Bastos, que atua na defesa do Banco Rural, e José Luiz Oliveira, o Juca, defensor de José Dirceu, todos na expectativa dos resultados.

Suplente/ Se for confirmada a aposentadoria do deputado José Genoino (PT-SP), assume a vaga na Câmara o também petista Hélcio Silva, que é vice-prefeito de Mauá, cidade da Grande São Paulo. Genoino alega problemas de saúde e esteve internado recentemente com complicações cardíacas.

Mais um/ O delegado Alciomar Goersch, ex-diretor de Pessoal da Polícia Federal, será o secretário executivo de Gestão Integrada do governo de Pernambuco. Ele é o segundo integrante da PF a ocupar cargos no estado. O outro é o secretário de Defesa Social, Wilson Salles Damázio.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: