quarta-feira, 19 de março de 2014

Eduardo Campos diz que governo não gosta de ouvir

Pré-candidato defendeu adiamento para 2015 da votação do Marco Civil da internet

Silvia Amorim - O Globo

SÃO PAULO - Em mais um discurso crítico à presidente Dilma Rousseff, o governador de Pernambuco e presidenciável do PSB, Eduardo Campos, disse nesta terça-feira que falta ao governo federal interesse em ouvir as demandas da população. Segundo ele, a postura contribui para o clima de descontentamento social.

— Muitas vezes o governo passa a impressão de que não gosta de ouvir, e ouvir é uma questão de talento. É preciso neste instante a capacidade de fazer intensa escuta da sociedade para que não fique aquele ambiente em que o pavio vai encurtando — afirmou Campos, em seminário organizado pela revista Carta Capital, em São Paulo.

O pré-candidato explicou que não se trata de uma percepção isolada.

— Estamos vendo ao longo desses últimos anos o movimento social falar em pouco diálogo, assim como o movimento sindical, os empresários, prefeitos e partidos políticos. Não é uma constatação minha apenas.

Após uma palestra de menos de meia hora sobre questões que considera desafios a serem enfrentados pelo país nos próximos anos, Campos almoçou com diretores da revista e convidados, antes de retornar para Recife.

Marco Civil da internet
Sobre o tema que movimenta esta terça-feira o Congresso, a aprovação do Marco Civil da internet, Campos defendeu um adiamento do debate para 2015.

— O PSB ajudou bastante o debate, mas essa situação na base aliada e a intervenção do governo começaram por alterar o conteúdo que havia sido discutido com a sociedade. Aí passamos a ter preocupação de uma legislação tão importante como essa virar objeto de disputa política. Se continuar do jeito que está, acho melhor aguardar o próximo ano para que um governo legitimamente eleito possa afirmar o que é realmente relevante para o Marco Civil em vez de ter uma legislação de qualquer jeito só porque teremos um encontro internacional.

O Marco Civil é um conjunto de princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da internet no Brasil. Em abril, o Brasil realiza um seminário com a participação de especialistas mundiais para debater governança da internet. O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), disse nesta manhã que o projeto do Marco Civil da internet vai entrar amanhã na pauta de votação da Casa. O governo, entretanto, quer evitar a aprovação de um texto em desacordo com as propostas do Planalto.

Nenhum comentário: