domingo, 11 de maio de 2014

Dilma já fez 53% mais viagens do que no mesmo período de 2013

• A Minas Gerais, terra do seu principal adversário, Aécio Neves, presidente foi cinco vezes este ano

Luiza Damé, Catarina Alencastro – O Globo

BRASÍLIA — A dois meses do início da campanha eleitoral, a presidente Dilma Rousseff intensificou as viagens pelo país e já visitou mais da metade dos estados nestes primeiros cinco meses do ano. Em Minas Gerais, base eleitoral de seu principal adversário, o tucano Aécio Neves, a presidente esteve cinco vezes. Ela também foi seis vezes a São Paulo, a última na semana passada, quando visitou a Arena Corinthians, estádio que abrirá a Copa do Mundo. Antes mesmo de fechar maio, a presidente já fez 53% mais viagens este ano do que nos primeiros cinco meses de 2013.

— O último ano é sempre o que tem muito mais viagem. Tudo o que você previu durante o governo inteiro você está entregando, e a legislação eleitoral proíbe tudo quanto é inauguração e entrega de programa nos três meses que antecedem as eleições. Além disso, temos a Copa. Então antecipamos ainda mais as entregas. Isso explica por que este ano é tão mais concentrado do que os outros — justifica Thomas Traumann, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência.

Pela legislação eleitoral, a partir de 5 de julho, os candidatos — à reeleição ou não — não podem mais participar de inauguração de obras públicas. Quem descumprir a regra está sujeito à cassação do registro da candidatura ou do diploma, após ser eleito.

Sem incluir os compromissos da próxima semana, foram 29 viagens a 16 estados este ano. No mesmo período de 2011, foram 12; em 2012, 17; em 2013, 19. O número deve subir a 32 viagens até o fim da semana. Isso porque nesta segunda-feira Dilma voltará a Minas para assinatura de ordens de serviço da duplicação de trechos da BR-381, em Ipatinga, e irá ao Nordeste terça e sexta-feira, vistoriar as obras de transposição do Rio São Francisco, entregar unidades do Minha Casa Minha Vida e participar de formaturas do Pronatec.

Nenhum comentário: