quarta-feira, 3 de junho de 2015

Partidários do PSB se aliam ao PT e assumem cargos no governo de Fernando Pimentel

• Dois integrantes da direção da legenda em MG assumem cargos no governo Pimentel, ampliando a divisão entre os seguidores de Marcio Lacerda e os que são ligados ao deputado Júlio Delgado

Alessandra Mello – Estado de Minas

O PSB mineiro está literalmente rachado. Enquanto o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, é um dos cotados para disputar o governo de Minas em 2018, com possível apoio dos tucanos, o presidente estadual do partido, deputado federal Júlio Delgado, se aproxima do PT. Dois integrantes da direção estadual do PSB ligados a Delgado – o secretário-geral, Laudo Natel, e o ex-deputado federal Isaías Silvestre – integram oficialmente o governo Fernando Pimentel (PT). Os dois foram nomeados sábado para exercer cargos comissionados nas secretarias de Ciência e Tecnologia e de Esportes. As indicações foram feitas com o aval de Delgado, que negocia a entrada do PSB no governo petista, quatro dias depois de Lacerda se encontrar com o senador Aécio Neves (PSDB), em Belo Horizonte, para tratar de sucessão municipal.

Delgado diz que as conversas “ainda estão acontecendo”, mas integrantes da legenda e da base governista no Legislativo dão como certa a participação, principalmente em função da nomeação de Laudo, braço direito de Delgado no comando do PSB mineiro. Além dos dois, o PSB indicou um terceiro integrante para fazer parte do governo Pimentel, o vice-presidente da legenda, Adenor Simões, cuja nomeação ainda não foi publicada, mas é esperada para os próximos dias.

Todos são ligados ao grupo capitaneado por Delgado, que disputa o comando do PSB mineiro com o prefeito Marcio Lacerda. Isaías foi quem deu parecer favorável à anulação da convenção que elegeu Pier Senesi, aliado de Lacerda e secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura, presidente do PSB da capital mineira. Também a eleição para a Prefeitura de Belo Horizonte no ano que vem divide os socialistas e provoca nova disputa entre Lacerda e Delgado. As nomeações não foram comunicadas pelo governo ao prefeito, mas os rumores de que elas seriam feitas eram de conhecimento de aliados de Lacerda. A entrada do PSB no governo Pimentel também não foi discutida com o prefeito.

Delgado disse que a participação do partido no governo do estado é de interesse dos deputados estaduais e federais, mas afirma ter sido pego de surpresa pela nomeação de Laudo e Isaías. Ele nega que as indicações tenham a ver com as eleições de 2016, já que Laudo foi nomeado para o cargo de diretor de pesquisa do Instituto de Geoinformação e Tecnologia, órgão ligado à pasta de Ciência e Tecnologia, comandada por Miguel Correa Júnior (PT), um dos pré-candidatos do PT à Prefeitura de BH. “Não tem nenhuma ligação com a questão da capital e sim com a participação do PSB no governo Pimentel”, garante Delgado. Nenhum dos dois foi localizado pela reportagem para comentar as novas funções.

Nas eleições para o governo de Minas, Delgado tentou levar o partido a apoiar o candidato do PSDB, Pimenta da Veiga, mas, pressionado pela candidatura de Marina Silva (PSB), acabou lançando seu pai, Tarcísio Delgado (PSB), para o governo de Minas.

Nenhum comentário: