- Folha de S. Paulo
A 'estetização da política', conceito cunhado por Walter Benjamin, é marcante na estética empregada ao longo do vídeo
As estratégias propagandísticas de manipulação das massas e as diretrizes políticas para a produção artístico-cultural preconizadas pelo ditador alemão Adolf Hitler e orquestradas pelo seu ministro da Propaganda Joseph Goebbels para a Alemanha durante os doze anos do regime nazista (1933-1945) parecem ter servido de modelo de inspiração e referência para o vídeo de Roberto Alvim, então secretário especial da Cultura do governo do presidente Jair Bolsonaro, divulgado nesta quinta-feira (16) para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto do governo federal no valor total de mais de R$ 20 milhões, para o “patrocínio de produções inéditas em diversas áreas da cultura”, divididas em sete categorias: “ópera, teatro, pintura, escultura, literatura (contos), música e história em quadrinhos”.
O vídeo do pronunciamento parece ter sido retirado de um filme de propaganda nazista da década de 1930, produzido sob os auspícios de Joseph Goebbels: a “estetização da política”, famoso conceito cunhado pelo filósofo alemão Walter Benjamin para definir como o nazi-fascismo objetivava uma espetacularização da política, ou seja, a transformação dos projetos políticos-ideológicos em espetáculos artísticos-culturais, é marcante na estética empregada ao longo do vídeo; a aparência resoluta, o tom solene e a voz forte do então secretário —que parece até recordar a teatralização política dos discursos de Goebbels—, envoltos sob a atmosfera da trilha sonora de "Lohengrin" (1846-1848), famosa ópera do compositor alemão Richard Wagner, artista adorado por Hitler (“só entende o nazismo quem conhece Wagner”, confidenciava o ditador) e que fora amplamente utilizado pelo regime nazista, servem para dar um tom monumental, épico —e autoritário— ao projeto do governo Bolsonaro de “renascimento da cultura brasileira”, que almejaria o salvamento da juventude brasileira e estaria ancorada “na nobreza de nossos mitos fundantes”: “a Pátria, a Família, a coragem do povo e sua profunda ligação com Deus, amparam nossas ações na criação de políticas públicas”.
Joseph Goebbels é uma figura de fundamental importância para a compreensão da relação entre poder político e cultura da mídia no mundo contemporâneo por ter sido o grande mentor responsável pelo desenvolvimento e aprimoramento de técnicas e conceitos de propaganda política —ainda utilizados e eficazes até a atualidade— disseminados pelos meios de comunicação (imprensa, rádio, cinema e televisão) e que seriam vitais para o sucesso do “mito Adolf Hitler” como o salvador da Alemanha e do fascínio da promessa do Terceiro Reich como um poderoso império milenar, responsável por conduzir os alemães, a “raça superior”, a cumprir o destino histórico de dominarem o mundo e exterminarem as “raças inferiores”, que não se encaixavam na cosmovisão nazista.
Para transformar essa visão de mundo em realidade, Hitler encarregou Goebbels do comando do Ministério Nacional para Esclarecimento Público e Propaganda, o mais sofisticado órgão estatal de propaganda, criado em 13 de março de 1933, “para fins de educação e propaganda entre a população sobre a política do governo do Reich e a reconstrução nacional da pátria alemã”. Tal controle ocorria através dos sete departamentos da Câmara Nacional de Cultura —cinema, literatura, teatro, música, artes plásticas, imprensa e rádio.
Tal como Goebbels, Roberto Alvim parecia estar buscado instrumentalizar a nova produção artístico-cultural.
Recuperou a premissa central da propaganda nazista: ser simples, emotiva e popular, de modo a levar em conta o grau de assimilação do mais limitado do público ao qual se dirigia, atingindo os seus corações e mentes.
Empregando uma visão maniqueísta de luta do bem versus o mal, Alvim preconiza que a nova arte brasileira deveria ressaltar as virtudes da fé, retratar o espírito de autossacrifício do povo brasileiro, “enfatizar a elevação da nação e do povo acima de mesquinhos interesses particulares”.
Em síntese, “a arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo —ou então não será nada”. Tal frase ecoa o discurso de Goebbels pronunciado em 8 de maio de 1933, para os diretores de teatro: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada” ("Joseph Goebbels: Uma Biografia", ed. Objetiva).
Não pegou bem, as formas estéticas dessa nova arte nacional que começaria a se desenhar e que teriam o poder de fazer “avançarmos na direção da construção de uma nova e pujante civilização brasileira” acabou contradizendo o seu próprio discurso nacionalista e colocando o mundo em alerta frente ao emprego das técnicas de propaganda nazi-fascista no Brasil de Bolsonaro.
*Wagner Pinheiro Pereira é professor do Instituto de História da UFRJ
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