segunda-feira, 11 de abril de 2011

Bom jogo, deputado!::Ricardo Noblat

“Dizem que é muito saboroso” (Tarso Genro, governador do Rio Grande do Sul pelo PT, sobre fumar maconha)

Então fica combinado assim: nesta quarta-feira, na companhia do filho Vinícius, de 13 anos, de dois assessores e dos colegas Romário (PSB-RJ) e Eduardo Gomes (PSDB-TO), embarca para Madri o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Irá assistir ao jogo Real Madrid xBarcelona. Quem pagará a conta do passeio? Nós, contribuintes.

Foi Romário quem convenceu Marco Maia a viajar. Você votou em Romário? Pois é. Ele preferiu bater bola na Barra da Tijuca a participar da primeira sessão da Câmara, este ano. Outro dia, profetizou ao comentar seu desempenho como deputado: “Ainda ouvirão falar muito de mim.”

Torcedor do Grêmio, Marco Maia ouviu Romário falar que seria imperdível o jogo Real Madrid x Barcelona, pela 32a -rodada do Campeonato Espanhol. Romário provou na ele a rivalidade que existe entre os dois times quando jogou pelo Barcelona.

Marco Maia comprou a sugestão de Romário. Mas deputado algum pode viajar para oexterior àcusta da Câmara sem que seja em missão oficial. E sem o conhecimento prévio dos seus pares. Foi dado conhecimento a eles. Quanto ao caráter oficial da missão, deu-se um jeito.

A Embaixada da Espanha no Brasil soube do interesse de Marco Maia em visitar o parlamento espanhol entre os próximos dias 14 e 17—nem

antes e nem depois. E, se possível, em se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados de lá, José Bono Martinez, do Partido Socialista Operário Espanhol. A embaixada fez o que lhe cabia.

Real Madrid e Barcelona jogarão no dia 16, sábado. Marco Maia ecomitiva deixarão Brasília no dia 13 com destino a Lisboa. De lá,voarão para Madri, desembarcando às 9h do dia 14 no aeroporto de Barajas. Voltarão ao Brasil na noite do dia 17, domingo.

A Espanha atravessa grave crise econômica a menos de um ano da eleição que renovará os 350 assentos do Congresso dos Deputados (Câmara) eos 208 da Câmara Alta (Senado). O PSOE está no poder há oito anos. Deve perdê-lo. O pri-meiro-ministro José Luiz Rodríguez Zapatero desistiu de disputar mais um mandato.

José Bono Martinez concor-dou em receber Marco Maia e comitiva no domingo dia 17, quando a Câmara não funciona. No sábado, dia do

jogo, também não funciona. Marco Maia visitará a Câmara no dia 14 ou 15. Os deputados espanhóis estão ocupados com as eleições municipais e regionais de maio. Mas sempre haverá alguns na cidade.

Com eles , e também com José Bono, Marco Maia quer bater um papo sobre projetos de energia eólica e as restrições à entrada de brasileiros na Espanha. Empresários espanhóis que investem em energia eólica no Brasil estão sempre por aqui até quando não são chamados. Imagine se fossem!

Nem mesmo o Itamaraty, depois de dois anos de trabalho duro, dobrou aresistência espanhola à entrada de brasileiros no país. De 2006 para cá, triplicou o número de brasileiros que migraram para a Espanha, parte deles de forma ilegal. Sim, Marco Maia aproveitará aestadia em Madri para ser entrevistado pelo jornal “El País”.

O jornal tem correspondente no Brasil. Caso julgasse importante entrevistar Marco Maia o faria daqui mesmo. Daqui, ou de lá poderia entrevistá-lo via Skype. Mas se o deputado prefere ir bater na porta do jornal... problema dele. Problema nosso também, que toleramos transgressões, digamos assim, “menores”. Pecadilhos...

Uma vez, Lula presidente, filhos dele, acompanhados de amigos, pegaram carona no avião presidencial de São Paulo para Brasília. Depois, foram se divertir no Lago Paranoá a bordo da lancha presidencial. Bobagem, não? O piloto de Dilma infringiu regras de segurança dando carona a uma amiga no avião presidencial. Outra bobagem!

Em Cádiz, auma hora de voo de Madri, Lula receberá, na próxima sexta-feira, o Prêmio Liberdade Cortes de Cádiz, criado pela prefeitura local. Quem sabe Marco Maia ecomitiva não aparecem por lá para prestigiá-lo? Dá para ir e voltar sem correr o risco de perder o jogo.

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: