sábado, 7 de maio de 2011

Oposição culpa gasto do governo por inflação alta

Eduardo Bresciani e Andrea Jubé Vianna

A oposição culpa os gastos do governo pelo crescimento da inflação que levou o IPCA a furar o teto da meta, de 6,5%, no acumulado dos últimos doze meses. Parlamentares do PSDB e DEM acusaram a administração do PT de ser "irresponsável" do ponto de vista fiscal e, com isso, provocar a alta da inflação. "Estamos colhendo o resultado das extravagâncias feitas nos anos anteriores. As extravagâncias foram blindadas pelo bom momento da economia, mas estamos verificando as consequências da irresponsabilidade fiscal do governo", disse o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR).

O líder do DEM na Câmara, ACM Neto (BA), cita medidas do governo Dilma Rousseff para dizer que não houve mudança de orientação em relação aos gastos públicos na comparação com a administração Luiz Inácio Lula da Silva. "O governo já criou dois ministérios em 2011, pressiona pela aprovação do tratado de Itaipu que dá US$ 6 bilhões em gastos e aprovou o financiamento para a obra do trem-bala. Todas essas ações mostram que o governo só quer continuar a gastar."

Para eles, o único caminho para resolver o problema é um corte profundo nos gastos. Dias destaca ser necessário fazer uma reforma administrativa e ACM Neto enfatiza que a situação não deverá ser controlada com apenas um ano de esforço fiscal.

A avaliação dos governistas é menos pessimista. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirma que a inflação não está fora de controle e que a partir de agosto os números vão recuar.

Para o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), a inflação alta é um "fenômeno mundial" e que, em relação aos outros países, o Brasil é um dos que está em situação mais confortável. "Não podemos entrar em desespero. O governo tem sido firme na contenção de gastos", disse.

FONTE: O ESTADO DE S. PAULO

Nenhum comentário: