terça-feira, 29 de novembro de 2011

A privatização (oficial) dos aeroportos

Dilma dá a largada na 1ª concessão, em São Gonçalo do Amarante, com investimentos de R$650 milhões, 80% do BNDES

Dilma no futuro aeroporto no Rio Grande do Norte: obra será concluída em 3 anos

Letícia Lins

SÃO GONÇALO DO AMARANTE, RN. A presidente Dilma Rousseff deu ontem a largada para a privatização dos aeroportos ao assinar a primeira concessão do governo federal para construção e exploração de um terminal internacional, o de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. O aeroporto será construído pelo Consórcio Inframérica, formado pelas empresas Engevix e Corporacion America. O grupo investirá R$650 milhões no empreendimento, mas 80% dos recursos virão do BNDES. As obras estarão concluídas em três anos, segundo Gerson Almada, do Conselho Administrativo da concessionária.

Dilma disse que a prioridade do governo, porém, é a construção do terminal de passageiros, a tempo de atender à demanda na Copa do Mundo. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é um exemplo daquelas obras públicas que nunca terminam. Começou a ser implantado em 1995, teve a edificação iniciada em 1997, mas até agora só tem pista de pouso. As vias de acesso são de barro, os prédios se limitam a alojamento do canteiro de obras, e as comunicações são precárias. Ontem, não havia sinal de internet e os celulares não funcionavam. O aeroporto foi projetado para ser o maior complexo da América Latina, devido a sua privilegiada localização junto aos grandes centros mundiais.

- Se temos fronteiras agrícolas, poderemos dizer que aqui abriremos uma fronteira logística. Estamos criando uma nova etapa de desenvolvimento para o país - disse Dilma, lembrando que entre 2003 e o fim do ano o número de passageiros transportados em embarques nacionais e internacionais deverá ter triplicado, sobretudo devido ao surgimento da nova classe média.

- O brasileiro sempre foi um povo trabalhador. Mas antes ele não podia viajar. Hoje ele pode. O nosso maior turismo tem sido o interno.

Dilma lembrou que três outros aeroportos estão em vias de concessão (Guarulhos, Viracopos e Brasília) e mostrou que o assunto interessa tanto à iniciativa privada que o leilão para a concessão do terminal potiguar teve 88 lances.

- Isso mostra o interesse dos investidores. Para vencer o leilão, a Inframérica teve que oferecer valor 228% superior ao mínimo previsto.

FONTE: O GLOBO

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