sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

PE: Troca de comando no PPS estadual

Depois de quatro anos à frente do PPS estadual, o ex-ministro (governo FHC) e ex-deputado federal Raul Jungmann se licenciou do cargo na noite de ontem, durante a reunião da Executiva Estadual, e transferiu o comando da legenda para a socióloga Débora Albuquerque, que ocupava a função de primeira vice-presidente. A decisão foi tomada após a realização do Congresso Nacional da sigla, semana passada, em São Paulo, que, entre outras diretrizes, decidiu que o partido terá candidato próprio à Presidência da República e que devem deixar a direção partidária os dirigentes que ocupem cargos de confiança em governos. Jungmann faz parte de conselhos de estatais na Prefeitura de São Paulo, no governo de Gilberto Kassab (PSD).

Além desta determinação, a Executiva Estadual do PPS também decidirá implantar uma série de novas determinações aprovadas pelo Congresso Nacional, como a criação de ouvidorias e corregedorias internas, entre outras.

"O PPS tem como meta se aproximar o máximo possível do seu eleitorado. Para isto, vamos investir pesado nas redes sociais, criar diretórios virtuais. É o PPS 4.0 que estamos criando", brincou Raul Jungmann, que vê como correta a decisão do partido em relação às participações em cargos de confiança.

"Você ocupar função diretiva no partido e cargos de confiança em governos acaba reduzindo a independência, que é algo que o PPS possui. Veja o exemplo do Distrito Federal, cujo governo passa por uma série de escândalos e o partido faz parte da base. Uma ala do partido quer sair, outra quer continuar. A intenção é evitar problemas como estes", explicou.

Nova presidente estadual, a socióloga Débora Albuquerque disse que foi "pega de surpresa" com a notícia de que iria assumir a função, mas se mostrou pronta para o desafio.

"Estou no partido há oito anos e minha conduta será a mesma de Raul Jungmann, de muita transparência, desenvolvendo o pensamento do partido, que é investir cada vez mais em redes sociais e demonstrar uma grande preocupação com o meio ambiente", explicou a dirigente pós-comunista.

A nova comandante do PPS pernambucano tem 46 anos, é divorciada, tem dois filhos e já trabalhou na prefeitura de Olinda durante a gestão de Luciana Santos (PCdoB), atuando na área social.

Partido não esconde a mágoa com o PSDB

A decisão do Congresso Nacional do PPS de anunciar que o partido terá candidato próprio à Presidência da República em 2014 não foi gratuita. Os dirigentes da sigla acreditam que não foi dado o reconhecimento necessário pelo PSDB ao apoio prestado pelos pós-comunistas à candidatura de José Serra em 2010. Com isso, chegou-se à conclusão que é a hora de o PPS voltar a caminhar com suas próprias pernas.

"Há uma frustração nacional do PPS com o PSDB. Nós chegamos a abrir mão de candidaturas nos Estados para apoiar José Serra e agora, o que se vê, é o PSDB se preocupando apenas com o Democratas (DEM). Eles se esqueceram do PPS e nossa resposta é a candidatura à Presidência", diz o agora presidente estadual licenciado do partido, Raul Jungmann.

O próprio Jungmann chegou a abrir mão de uma candidatura a deputado federal para encarar uma candidatura suicida ao Senado visando a atender um pedido do presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra. Muito se comentou que, em troca desse "sacrifício" em 2010, Jungmann receberia o apoio dos tucanos em uma eventual candidatura à prefeitura do Recife em 2012. Hoje, no entanto, o PSDB também tem pré-candidato no Recife: o deputado estadual Daniel Coelho (ex-PV).

FONTE: JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Nenhum comentário: