segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Fernando Henrique diz que PSDB precisa de renovação


Para ex-presidente, partido está distante de aspirações de eleitor

Gilberto Scofield Jr.

Novos tempos. Ao analisar o resultado das eleições, FH diz que é preciso "abrir espaço para o mais jovem", referindo-se ao futuro do seu partido

SÃO PAULO - Evitando falar em erros na campanha de José Serra, candidato tucano à prefeitura de São Paulo, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu ontem a renovação do PSDB e mais humildade ao partido. No entanto, negou que a sigla tenha saído das urnas mais fraca do que entrou após o segundo turno das eleições.

Segundo o ex-presidente, que votou de manhã no Colégio Sion, em Higienópolis (Zona Oeste de São Paulo), o PSDB conseguiu fazer o segundo maior número de vereadores do país, atrás apenas do PMDB:

- O PSDB precisa voltar a ter uma atitude muito mais próxima ao que o povo está sentindo hoje no Brasil. Nós temos que acompanhar essa mudança e, se possível, avançar mais. Pelo que eu vi, o PSDB, no conjunto do Brasil, vai se sair melhor do que estava antes. Mas isso não quer dizer nada. É bom mas não é suficiente. Tem que estar alinhado com o futuro - afirmou.

Fernando Henrique disse que ainda é cedo para falar de estratégia para o partido, mas defendeu novas lideranças políticas e mais proximidade com o que deseja a população, num país onde a emergência da classe C vem estabelecendo desde novos padrões de consumo a novos comportamentos eleitorais. E admitiu ver com bons olhos a aproximação entre o senador Aécio Neves, ex-governador tucano de Minas Gerais, e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB:

- A articulação com Eduardo Campos eu acho boa. É preciso ampliar os apoios, e acho normal que os políticos conversem. Estamos acostumados com a situação anterior, da ditadura, com oposição muito rígida, não é normal numa democracia, onde os principais lideres devem se entender - disse: - Nos países democráticos, tem que ter oposição. Agora, se ele (Campos) vai buscar nos apoiar ou se vai esperar que nós o apoiemos, é cedo para dizer.

Ele evitou criticar diretamente a campanha de Serra, acusada por alguns tucanos de, novamente, ter usado apenas muito superficialmente a imagem do ex-presidente:

- Se o Serra não tivesse sido um bom candidato, ele não teria ido para o segundo turno. Não posso dizer que houve erro na campanha. Eu nunca me recusei a participar de nada. Sempre que me pedem, eu faço. O Serra foi um candidato tenaz, que mostrou estar preparado, com energia. Não é por erro de campanha que se perde eleição. É preciso, como eu já disse antes, sintonizar com o momento - disse ele, numa alusão à derrota de Serra na disputa pela Presidência da República. - Mas a renovação é necessária, e o Brasil está mostrando isso mais uma vez. Eu deixei a Presidência, tem de abrir espaço para o mais jovem. O Serra é mais jovem, claro, mas o partido como um todo vai precisar mesmo de renovação.

Perguntado ainda pela manhã se a vitória do petista Fernando Haddad significaria uma vitória pessoal do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva, Fernando Henrique disse que, no caso de São Paulo, isso é correto:

- No caso de São Paulo, sim. Em outros lugares, perdeu. Eleição é assim: ganha num lado, perde no outro, e não adianta generalizar.

O ex-presidente afirmou que a população de São Paulo deve prestar atenção na administração petista sobre a gestão do orçamento da maior cidade do país, o terceiro maior do Brasil, mas frisou que "Haddad é uma pessoa séria". Ao contrário de uma declaração sua no primeiro turno, ele evitou afirmar que o mensalão teve influência grande na votação no segundo turno:

- Mensalão não é uma coisa que se analisa eleitoralmente. É uma coisa que diz respeito à conduta das pessoas. Nesse sentido, interfere. Não gosto de, pessoalmente, ficar torcendo por condenações, não é meu estilo, mas acho que o fato de o tribunal (STF) ter tomado a decisão de punir, vai inibir muita gente a repetir - afirmou. - Chegou o momento de os partidos botarem a mão na consciência. O próprio PT. Não pode passar impune, dizer que não aconteceu o mensalão. Aconteceu, e envolveu a cúpula do partido.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: