segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Painel - Vera Magalhães

Segue o jogo
Por mais que setores do PT cobrem uma palavra de Dilma Rousseff em desagravo aos companheiros presos no mensalão e contra os atos do presidente do STF, Joaquim Barbosa, a presidente não pretende se manifestar nem questionar o Judiciário. A ordem para ministros e auxiliares é tocar o governo. O Planalto gostaria que mesmo o PT deixasse o tema em segundo plano e se dedicasse à articulação da campanha de 2014. Só Lula deverá defender o partido, no momento certo.

Aviso prévio Apesar do desconforto com o discurso de Renato Rabelo com duras críticas à atuação do STF no julgamento do mensalão, Dilma foi informada pelo presidente do PC do B sobre o tom de sua fala antes do início do congresso do partido.

Quarteto Os presos do mensalão foram divididos em grupos de quatro. No mesmo cômodo estão José Dirceu, José Genoino, Delúbio Soares e o ex-diretor do antigo PL (hoje PR) Jacinto Lamas.

Não é... Diferentemente do PT, que soltou nota protestando contra as prisões de petistas, no site da CUT não há qualquer defesa de Delúbio Soares, que foi presidente nacional da central, e de Henrique Pizzolato, que dirigiu a seção do Paraná.

... conosco No ano passado, a CUT afirmou que iria às ruas defender os réus do mensalão e chegou a organizar protesto na porta do STF.

Ciúmes Com a proximidade da reforma ministerial, a cúpula do PMDB pressiona o governo a desistir da tese de indicar senadores para ocupar as pastas do partido que ficarão vagas com as eleições. A sigla aponta que essa manobra abriria uma crise entre o Planalto e a bancada peemedebista na Câmara.

Só se for... A TAM enviou correspondência ao ministro Moreira Franco (Aviação Civil) para que ele mande, por escrito, pedido de upgrade das passagens que comprou para passar o fim de ano em Nova York.

...autoridade O ministro tenta ir de executiva e quer pagar a diferença ou usar suas milhas. Isso só seria possível com seis meses de antecedência, porque os voos estão lotados. Franco nega ter recebido carta da TAM.

Pulso... Em reuniões reservadas, políticos da base de apoio da presidente Dilma avaliam que a falta de controle do governo sobre o Congresso na tramitação de projetos que aumentam suas despesas é um reflexo da fraca articulação política da área econômica.

... fraco Eles relatam que, na gestão do presidente Lula, o Ministério da Fazenda e o Banco Central eram hábeis na tentativa de convencer os parlamentares sobre os riscos do descontrole das contas públicas.

#ficaadica Dilma e Flávio Dino deixaram o congresso do PC do B lado a lado. Diante das fotos tiradas pelos participantes com telefones, uma comunista brincou: "Dino, você nem precisa mais do apoio formal do PT. Basta espalhar essas fotos nas redes e já imprimir os santinhos".

No joelho De um líder do partido sobre o discurso de mais de uma hora de Dilma no congresso do PC do B: "Já dizia um velho comunista: discursos são como vestidos. Não podem ser muito curtos para não escandalizar nem muito longos para não entediar".

Web Google, Facebook e radiodifusores dizem que já existe consenso para a votação do Marco Civil da Internet nessa semana. Mas o governo prefere que o projeto continue trancando a pauta para evitar outros que aumentarão os gastos públicos caso sejam aprovados.

Tiroteio
"O presidente do STF pode muito, mas não pode tudo. Não pode querer ser o executor das penas. O Supremo tem de voltar a existir."

DO ADVOGADO ANTONIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO sobre Joaquim Barbosa não ter informado o juiz do TJ-DF sobre a execução das penas dos mensaleiros

Contraponto
Passado morto e enterrado

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) quer anular a sessão do Congresso presidida por Auro de Moura Andrade, apoiador do golpe de 1964 que declarou vaga a Presidência da República porque João Goulart estava fora.

Ao encontrar Bonifácio Andrada (PSDB-MG), tetraneto da "Patriarca da Independência", Valente pediu:

--O senhor poderia assinar esse projeto?

Bonifácio leu a proposta e respondeu:

--Os meus eleitores de Barbacena não vão aceitar.

O "Patriarca" ajudou D. Pedro I na independência, mas sofreu revés, como Auro de Moura Andrade.

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: