terça-feira, 29 de julho de 2014

Banco vira alvo de petistas após críticas a Dilma

• Prefeito de cidade da Grande São Paulo anuncia que romperá convênio com Santander

Fernando Rodrigues – Folha de S. Paulo

BRASÍLIA - O banco Santander virou alvo de ataques de petistas desde a sexta (25), quando veio a público texto enviado a clientes ricos dizendo que o eventual sucesso eleitoral da presidente Dilma Rousseff iria piorar a economia do país.

Jorge Lapas (PT), prefeito de Osasco, anunciou que romperá convênio com o banco para recolhimento de impostos e taxas municipais. Segundo ele, o Santander já foi notificado, e o contrato será encerrado em 30 dias. A cidade tem o 12º maior PIB do país.

O texto do banco dizia que, se Dilma subir nas pesquisas, juros e dólar vão subir, e a Bolsa, cair. A análise já frequentava o mercado de forma difusa, mas nunca assumida.

Militantes lançaram uma campanha de boicote. Em redes sociais, defenderam a transferência de contas para o Banco do Brasil e a Caixa.

Rui Falcão, presidente do PT, classificou o caso como "terrorismo eleitoral". O site Muda Mais, vinculado à campanha de Dilma, definiu o episódio da mesma forma.

Em sabatina feita nesta segunda (28) por Folha, UOL, SBT e Jovem Pan, Dilma chamou de "lamentável" e "inadmissível" o texto do banco.

Nenhum comentário: