terça-feira, 29 de julho de 2014

A difícil tarefa de levar a campanha às ruas

• Da falta de palanques a problemas na produção de material, Dilma, Aécio e Eduardo esbarram em obstáculos na hora de intensificar a divulgação dos próprios nomes

Grasielle Castro, João Valadares e Paulo de Tarso Lyra – Correio Braziliense

Depois de quase um mês do início oficial da campanha eleitoral, as três principais candidaturas ainda sofrem para colocar o bloco na rua. Faltam estrutura, articulação de palanques nos estados e até material de divulgação. A organização da campanha de reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), por exemplo, ainda patina. Os próprios petistas apontam que há uma série de dificuldades. Um dos entraves é a falta de disponibilidade da presidente para fazer o corpo a corpo, que poderia, inclusive, reforçar a candidatura de correligionários em alguns estados. Em vez disso, tem preferido a reclusão, e só agora começa a se movimentar para negociar os palanques que precisam ser abertos — e em quais ela vai subir.

Líder do PT no Sendo, Humberto Costa (PE) admite que é preciso pisar no acelerador. "Falta estruturar a campanha. Algumas coisas estão muito incipientes em termos de organização, como material e garantias de infraestrutura para os estados", diz. Outros integrantes do partido ressaltam que os comandos regionais ainda estão sem orientação. A expectativa é que a situação se desenrole nos próximos dias, com novas reuniões de campanha. Na semana passada, o coordenador da agenda eleitoral de Dilma, Giles Azevedo, deu início a uma série de encontros com prefeitos aliados.

Os correligionários do candidato do PSB à Presidência da República, Eduardo Campos (PE), também sofrem com a falta de material. A estratégia para driblar o problema é pegar carona nas unidades da Federação em que a legenda apresenta candidatura própria. Em Pernambuco, por exemplo, a maior parte do material da publicidade nas ruas é do candidato Paulo Câmara (PSB). "A imagem de Eduardo Campos está em todo o material de Paulo Câmara. Aqui é mais fácil. Mas, em outras estados, a situação é muito complicada. Os empresários ainda não decidiram em que cavalo apostar. Por isso, há uma seca de recursos", explica um integrante da campanha.

Insatisfeito com a mobilização de rua até o momento, Campos resolveu "importar" o chefe de gabinete quando esteve à frente do governo de Pernambuco, Renato Thiebaut. Ele estava na campanha de Paulo Câmara, mas teve que deixar Pernambuco depois de ter sido requisitado pelo próprio Campos. A avaliação interna é de que a campanha de rua está travada.

"Unzinho"
Uma das ideias para driblar a falta de recursos é transformar a casa de eleitores em comitês, reeditando a estratégia de Marina Silva em 2010, quando ela concorreu ao Planalto pelo PV — hoje, está filiada ao PSB e é vice na chapa de Campos. Ontem, em Osasco (SP), a dupla passou por uma saia justa. O proprietário de uma "Casa de Eduardo e Marina", Edvaldo Sevino, informou que "ganharia unzinho" para ajudar a campanha. Ele fez um gesto com as mãos ao ser questionado pela própria equipe do PSB por que aceitou ceder a residência para servir como base de divulgação.

O PSDB também estuda como aumentar a visibilidade do presidenciável Aécio Neves. Ontem, a coordenação de campanha se reuniu para definir estratégias. A sigla entendeu que é urgente implementar ações de logística para atender a demanda da militância — só nesta semana começou a distribuição de panfletos.

De acordo com os tucanos, é preciso ter a garantia de que a distribuição de material será eficiente. No sábado, por exemplo, o PSDB espera reunir 10 mil pessoas num evento em Porto Alegre. Existe a preocupação de que não faltem adesivos, bandeiras e faixas. Onde não há candidatura própria ao governo local, a ideia é aproveitar a capilaridade de candidatos a deputado e a senador.

As pedras no caminho
Saiba quais são os principais entraves que os três principais presidenciáveis enfrentam

Dilma Rousseff (PT)
Indefinição de palanques
» O Rio de Janeiro se tornou um calo na campanha de Dilma. Embora conte com quatro palanques —Luiz Fernando Pezão (PMDB), Lindbergh Farias (PT), Anthony Garotinho (PR) e Marcelo Crivella (PRB) — a presidente se preocupa com os peemedebistas, que são fortes e prometem fazer campanha para Aécio.

Economia fraca
» Um dos principais fantasmas que a campanha de reeleição da presidente Dilma precisará enfrentar é o da política econômica. O baixo crescimento da economia, a inflação e a relação com a indústria e os empresários têm servido de munição para os adversários.

Alto índice de rejeição
» Nas pesquisas mais recentes, o índice de rejeição da Dilma chegou a 35%, com crescimento em quatro das cinco regiões do país. Aliados avaliam que, em um possível segundo turno, esse indicador pode inviabilizar a reeleição.

Aécio Neves (PSDB)
Concentração no Sudeste
» Um dos maiores desafios de Aécio é se tornar um nome conhecido em todo o país. Atualmente, ele tem grande receptividade nos maiores colégios eleitorais, mas precisa intensificar a campanha em regiões como Norte e Nordeste.

Formatar um discurso de renovação
» Apesar de nunca ter sido candidato da República, Aécio é filiado a um partido — o PSDB — que governou o país por oito anos e comanda São Paulo há quase 20, o que dificulta a identificação dos tucanos com a imagem de renovação na política.

Funcionalismo público e movimentos sociais
» Aécio precisa estabelecer uma ponte com servidores e entidades da sociedade civil organizada, tradicionais eleitores do PT, e que reclamam de falta de diálogo com os governantes tucanos. Nos últimos dias, Aécio, por exemplo, se encontrou com o AfroReggae para estreitar relações.

Eduardo Campos (PSB)
Curto tempo de tevê
» Eduardo Campos conta com aproximadamente dois minutos na propaganda eleitoral no rádio e na televisão para apresentar as propostas da coligação. O tempo é considerado bastante pequeno se comparado aos dois principais adversários.

Sem palanque
» Nos 10 maiores colégios eleitorais do país, o pessebista não tem palanque em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará e Santa Catarina, o que dificultará a inserção no eleitorado dessas localidades.

Nordeste em baixa
» Ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos encontra dificuldade para crescer justamente no Nordeste, região onde se encontra o maior número de beneficiários dos principais programas sociais da gestão petista. Mesmo após priorizar atos de campanha em estados nordestinos, Campos ainda não conseguiu reverter o quadro.

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