quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Em São Paulo, Doria tem 28%, e Russomanno aparece com 22%

• Marta (16%) e Haddad (13%) vêm atrás, também empatados tecnicamente

Tiago Dantas e Silvia Amorim - O Globo

-SÃO PAULO- A quatro dias da eleição para prefeito de São Paulo, pesquisa divulgada ontem pelo Ibope mostrou que ainda não estão definidas as vagas para o segundo turno. Há três empates técnicos entre os quatro primeiros colocados no levantamento. João Doria (PSDB) obteve 28% das intenções de voto e está empatado, no limite da margem de erro, com Celso Russomanno (PRB), que tem 22%. Este, por sua vez, está empatado com Marta Suplicy (PMDB), que apareceu com 15% e empata com Fernando Haddad (PT), que alcançou 13%.

A deputada federal Luiza Erundina (PSOL) oscilou de 5% para 6%. Major Olímpio (SD), João Bico (PSDC), Levy Fidélix (PRTB) e Ricardo Young (Rede) têm 1% cada. Henrique Áreas (PCO) e Altino (PSTU) não pontuaram.

É a segunda rodada de pesquisa que o Ibope divulgou esta semana para a corrida eleitoral paulistana. Em comparação à sondagem divulgada na segunda-feira, Doria manteve a intenção de voto em 28%. Russomanno voltou a oscilar para baixo, de 24% para 22%. Já Marta oscilou para cima, de 15% para 16%, mesmo movimento feito por Haddad, de 12% para 13%. A margem de erro é de três pontos percentuais, e o índice de confiança é de 95%. Brancos e nulos somaram 9% e, não responderam, 3%.

SEGUNDO TURNO
O cenário retratado pelo Ibope é diferente do divulgado anteontem pelo Datafolha, em que Doria e Russomanno apareceram isolados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, enquanto Marta e Haddad ficaram empatados na terceira posição.

O Ibope simulou cenários para o segundo turno. Doria venceria de Marta e Haddad. Contra a senadora, o resultado seria de 44% a 33%. Com o petista, a disputa ficaria 52% a 27%. Num embate com Russomanno, há empate técnico, com Doria numericamente à frente com 41% a 36%.

Também há uma situação indefinida num segundo turno entre Russomanno e Marta, 39% e 35%, respectivamente. Haddad perderia de todos os adversários.

O cenário embolado nas pesquisas explica o clima acirrado da disputa municipal principalmente no horário eleitoral, com troca de ataques e acusações entre Russomanno, Marta e Haddad. A senadora conseguiu tirar do ar dezenas de inserções de Russomanno para exercer seu direito de resposta. Em queda nos levantamentos, Marta tem usado esse espaço para acusar o oponente de mentiroso. Já Haddad tem aproveitado como trunfo nessa reta final uma declaração da senadora em defesa do principal projeto do governo Michel Temer, que estabelece um teto para os gastos sociais como saúde e educação.

O Ibope também apontou o índice de rejeição dos candidatos. Haddad continua na liderança, com 41% dos entrevistados dizendo não votar nele de jeito nenhum. Em seguida aparecem Marta, com 29%; Levy Fidelix, 26%; Luiza Erundina, 25%; Russomanno, 24%; João Bico, 18%; Major Olimpio, 17%; Altino, 17%; João Doria, 17%; Henrique Áreas,14% e Ricardo Young, 13%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. O Ibope ouviu 1.204 eleitores da capital entre os dias 25 e 28 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) sob o protocolo SP-03836/2016. (Colaborou Mariana Sanches, Sérgio Roxo e Stella Borges)

Nenhum comentário: