quinta-feira, 29 de setembro de 2016

João Leite tem 35% e Kalil, 24%, na disputa em Belo Horizonte, diz Ibope

• Pesquisa mostra que segundo turno será entre tucano e candidato do PHS

Evandro Éboli - O Globo

-BELO HORIZONTE- Favoritos para disputar o segundo turno à prefeitura de Belo Horizonte, os candidatos João Leite (PSDB) e Alexandre Kalil (PHS) oscilaram dentro da margem de erro em nova rodada da pesquisa Ibope e mantiveram o cenário inalterado. O tucano passou de 33% das intenções de voto para 35% e Kalil variou de 25% para 24%. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Os votos brancos e nulos se mantiveram em 13% e os que não sabem ou não responderam oscilaram de 6% para 5%.

Os outros nove candidatos variaram de 1% a 4% das intenções de voto, também com pequenas oscilações dentro da margem de erro.

O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos dois primeiros colocados na pesquisa. João Leite teria 45% e Kalil, 32% das intenções de voto. Votos brancos foram 17%. Não souberam responder, 6%. Na pesquisa anterior, em 26 de setembro, Leite tinha 47% e Kalil os mesmos 32%.

Os favoritos ao segundo turno são também os candidatos com maior rejeição medida pelo Ibope. Alexandre Kalil tem 28%, seguido por João Leite, com 20%.

Líder nas pesquisas desde agosto, o tucano foi comedido:

— Recebo os resultados das pesquisas com confiança e humildade. E espero nos próximos dias poder ampliar o debate de propostas e levar cada vez mais aos cidadão os compromissos para fazer de Belo Horizonte uma cidade melhor para as pessoas.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo, e o Ibope ouviu 1.001 eleitores entre os dias 25 e 28 de setembro. O nível de confiança é de 95%, o que significa que levada em conta a margem de erro de três pontos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) sob o protocolo MG-08555/2016.

Nenhum comentário: