sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Huck desiste de concorrer à Presidência

O apresentador Luciano Huck decidiu não disputar a eleição para presidente da República. A notícia foi recebida com alívio por alguns tucanos.

Após especulações, Huck desiste de ser candidato a presidente

Convite para filiação ao PPS foi rejeitado; grupo ligado a Alckmin comemora

Silvia Amorim e Patrícia Cagni / O Globo

-SÃO PAULO E BRASÍLIA- Após semanas de especulação de que poderia disputar a eleição para a Presidência da República pelo PPS, o apresentador Luciano Huck desistiu de uma candidatura este ano, segundo divulgou ontem o colunista do GLOBO Lauro Jardim. Huck havia prometido ao PPS uma resposta definitiva depois do carnaval sobre eventual filiação à legenda. A assessoria de imprensa do apresentador confirmou a informação. sobre a sua escolha.

A saída do apresentador do páreo eleitoral foi recebida com alívio por aliados do pré-candidato do PSDB, governador Geraldo Alckmin. O tucano estava sob pressão há semanas com o ressurgimento da possibilidade de Huck entrar na disputa. O apresentador disputaria eleitores no mesmo campo político dele e já aparecia nas pesquisas com o mesmo patamar de intenções de voto do tucano. Em público, o governador disse que apoiava a entrada de Huck na política, mas, reservadamente, temia os efeitos disso para seu projeto político.

— Isso desarma “outsiders” e as coisas caminham mais naturalmente para ele — comemorou um conselheiro de Alckmin.

Uma eventual candidatura ao Planalto começou a ser ventilada ainda no ano passado. Na ocasião, ele havia aberto conversas com alguns partidos. Mas, após duas negativas públicas de Huck de que não seria candidato — um artigo escrito por ele ao jornal “Folha de S.Paulo”, em novembro, e uma entrevista no Domingão do Faustão, em janeiro —, a fervura esfriou.

Este ano, entretanto, os rumores voltaram por causa de encontros entre o apresentador e o presidente nacional do PPS, Roberto Freire. A sigla tinha interesse em filiar Huck.

Declarações de incentivo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para que Huck participasse da eleição presidencial também ajudaram a aumentar as especulações. Numa delas, o líder tucano disse que “seria bom para o Brasil” o apresentador entrar na disputa. FH é amigo da família de Huck. A postura do ex-presidente gerou insatisfação entre aliados de Alckmin, que cobraram dele explicações, e FH precisou telefonar ao governador este mês para reafirmar apoio à sua postulação.

Patrocinador de uma filiação do apresentador ao PPS, Roberto Freire desconversou ontem sobre a desistência e disse que Huck o surpreenderia se tivesse anunciado que seria candidato:

— Surpresa seria se ele mudasse de opinião. Sempre que perguntado ele diz que não é candidato. Ele confirmou o que ejá tinha dito.

O dirigente do PPS negou que ele e Huck estivessem tratando de uma filiação e candidatura nos últimos meses.

— Não conversávamos sobre isso. Ele já tinha dito que não era candidato. Vamos conversar o quê? — afirmou o presidente do PPS.

Freire explicou que conversava com Huck sobre uma parceria entre o PPS e o movimento “Agora!”, capitaneado pelo apresentador para renovação de quadros políticos nesta eleição. Na próxima terça-feira, em Brasília, o partido e o grupo assinarão uma carta-compromisso para a eleição de 2018.

“SOLUÇÃO TERÁ QUE VIR DA POLÍTICA”
No meio político, a entrada de Huck na eleição sempre foi vista com ceticismo por envolver decisões pessoais difíceis, como se afastar do seu programa de TV. Além disso, uma eventual candidatura do apresentador não encontrava apoio unânime no PPS. Duas correntes da legenda resistiam em apoiar Huck. Uma delas defende o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como candidato do PPS à Presidência, enquanto outra prega apoio a Geraldo Alckmin.

O assédio em torno de Huck deu-se pela busca de partidos por um nome de fora da política —os outsiders — que caísse no gosto do eleitorado descontente com políticos tradicionais.

Em Brasília, a reação foi imediata. Para o deputado Efraim Filho (DEM-PB), não haverá mais um outsider concorrendo ao Planalto.

— Eu acredito que, com a saída do Luciano Huck, não haverá nenhum outro outsider com alguma chance real. Portanto, a solução terá que vir da política.

Para Efraim, a desistência do apresentador faz com que as chances dos candidatos de centro cresçam. O deputado explicou que a sociedade têm condenado posições muito extremas — seja para a direita ou a esquerda.

— Há cansaço e repúdio às posições extremadas: como Bolsonaro na extrema-direita, e o Lula, que acaba jogando o pêndulo para a extrema-esquerda. A tendência é que, nesse cenário, surjam candidaturas de centro com capacidade de dialogar, reunificar o país e fazer a travessia nesse clima de intolerância — disse.

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), disse que “política se faz com participação” e que “não adianta ficar só reclamando sobre o que está aí”:

— Nesse sentido, sempre achei louvável a presença de Luciano Huck na corrida eleitoral. Já participou de campanhas como colaborador e poderia contribuir mais se fosse candidato.

Nenhum comentário: