sexta-feira, 25 de novembro de 2022

Eliane Cantanhêde – Meia-volta, volver!

O Estado de S. Paulo

Por que Bolsonaro nomearia os novos comandantes militares? Para ser bonzinho com Lula?

Por que os novos comandantes militares, escolhidos pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, seriam nomeados e assumiriam os cargos ainda em dezembro, antes da posse dele e do seu ministro da Defesa? E por que o ainda presidente Jair Bolsonaro assinaria os atos de nomeação? Para ser bonzinho com Lula? A ideia não cheira bem.

Segundo o repórter Marcelo Godoy, já foi definida até a data da transmissão de cargo do comandante da Aeronáutica, dia 23 de dezembro, uma semana antes da posse de Lula. Assim, ele e os demais seriam nomeados oficialmente por Bolsonaro, capitão insubordinado do Exército.

Qual a intenção? Manter a Aeronáutica, em particular, e as Forças Armadas (FA), em geral, sob algum controle de Bolsonaro? Confrontar o presidente legal, constitucional e legitimamente eleito, futuro comandante em chefe? Tumultuar o País, com as hordas bolsonaristas em torno dos quartéis?

O Alto-Comando da FAB se reuniu nesta semana e o comandante Carlos Alberto Baptista Jr., considerado “o mais bolsonarista dos três”, fez um aceno para o futuro governo: as FA seriam institucionais, não criariam problema. Mas... Veio a ideia da nomeação antecipada e ontem Bolsonaro já convocava ministros e comandantes para atiçá-los contra o ministro Alexandre de Moraes, que rechaçou a palhaçada do PL contra o resultado da eleição.

Bolsonaro deixa um rastro de contaminação política e divisão interna nas FA, a instituição mais prestigiada do País, segundo as pesquisas. Enquanto o ministro da Defesa, os comandantes e o general Villas Bôas soltam notas condescendentes com os atos antidemocráticos em torno de quartéis, oficiais responsáveis de Exército, Marinha e Aeronáutica dialogam com o novo governo.

Em respeito à Constituição, à eleição e ao papel das FA, esses oficiais já põem na mesa o essencial, a manutenção de avanços e projetos justamente da era Lula: Sisfrom e novo blindado do Exército, caças Gripen NG da FAB e submarinos da Marinha, inclusive o de propulsão nuclear.

Também querem manter o artigo 142 da Constituição, que prevê a Garantia da Lei e da Ordem (GLO), as especificidades militares da reforma da Previdência, a paridade entre pessoal da ativa e da reserva e a autonomia da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e das escolas militares que, vira e mexe, são alvo do PT.

A Defesa é área sensível, passa por seu pior momento desde a redemocratização e está gravemente dividida. Lula terá muito trabalho tanto para não ficar refém do Centrão como para tirar os militares desse nefasto transe bolsonarista.

 

6 comentários:

Fernando Carvalho disse...

Tudo em torno do boçal cheira mal. O governo da Frente Democrática simplesmente tem que desfazer tudo que o bolsonarismo fez de errado como essas pensões absurdas dadas a militares com objetivo de suborná-los para a Operação Capitólio Tupiniquim. Especialmente a pensão de marechal dada ao coronel torturador Embaçado Ustra. E reconstruir as instituições democráticas que passa inclusive pela nomeação de um civil para o ministério da defesa.

Anônimo disse...

"...autonomia da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e das escolas militares que, vira e mexe, são alvo do PT."

LULA precisa modificar fortemente o q se ensina nos quartéis e impedir q se passe adiante a ideologia burra de ódio à esquerda.
A facilidade com q autoridades militares foram cooptados pelo genocida prova a necessidade de mudar o ensino e os filtros militares - pazzuelo é uma vergonha e o sistema militar falhou não o impedindo de chegar ao ápice da carreira.

Manter o art 142 da CF com a redação atual só se o ensino militar pôr na cabeça dos milicos o óbvio - só existem 3 poderes, executivo, legislativo e judiciário, O Q EXCLUI AS FA.
E ANISTIA NUNCA MAIS!

Anônimo disse...

Luladrão é um bandido condenado, nada de bom pode se esperar desse meliante
É fantástico ver a mídia e a esquerda acreditar que possa vir algo melhor
nós já vimos que essa quadrilha já um grande estrago no Brasil e o povo não quer mais , chega de sustentar esses parasitas comunistas irresponsáveis e que tanto mal fez ao Brasil e aos brasileiros
O ladrão foi tirado na cadeia para toda a máfia retomar o poder no Brasil
O ladrão tem que voltar pra cadeia

Anônimo disse...

Lula nada deve à Justiça, sua condenação foi anulada pelo STF. Ela foi decidida por um juiz parcial e suspeito, incompetente, e por isto foi anulada. Os processos comandados por este juiz corrupto, Sergio Moro, que foram confirmados apressadamente no TRF, foram ANULADOS! A Vaza Jato demonstrou fartamente DEZENAS de ILEGALIDADES cometidas pelo juiz corrupto e pelos procuradores que processavam Lula nos processos em que ele foi condenado ILEGALMENTE! Lula foi absolvido em dezenas de outros processos! Portanto, LULA NADA DEVE À JUSTIÇA!

Anônimo disse...

Kkkkkkk
LULA não é condenado, GADO.
O GENOCIDA SERÁ!

tic tac tic tac....

ADEMAR AMANCIO disse...

Tem anônimo que sabe das coisas.