Folha de S. Paulo
O rótulo inventado pelas gravadoras
analfabetizou o público quanto à nossa riqueza rítmica
No domingo (5), meti-me numa discussão sobre o rótulo "MPB", criado pelas gravadoras nos anos 1960 para classificar um tipo de música que estava surgindo, difícil de definir, que não era bossa nova, samba, sertanejo ou rock. Se "MPB" tivesse se limitado a isso, tudo bem. O problema é que o rótulo logo passou a se aplicar a toda a música popular brasileira, analfabetizando o público quanto à riqueza rítmica dessa música. E com isso deixamos de notar que:
"A Banda", "Alegria,
Alegria" e "Pra Frente, Brasil" não eram "MPB", eram
marchas. "Máscara Negra" e "Bandeira Branca",
marchas-rancho. "Atrás do Trio Elétrico", marcha-frevo. "Ponteio"
e "Domingo no Parque", baiões. "Louvação", samba-baião.
"Travessia", "Viola Enluarada", "Andança" e
"Sabiá", toadas. "Disparada", moda de viola.
"Caminhando", guarânia.
Os sucessos do iê-iê-iê —perdão, da Jovem Guarda—, como "Festa de Arromba", "O
Calhambeque", "Vem Quente Que Eu Estou Fervendo" e "Mamãe
Passou Açúcar em Mim", se tocados em versão apenas instrumental, sem
aquelas letras debiloides e com arranjos vibrantes de Erlon Chaves, soariam
como temas do swing, o ritmo das big bands americanas dos anos 1940, acredita?
Falando nisso, "Rua Augusta" era um twist.
Já houve tempo em que balada era um ritmo,
não sinônimo de farra, vide "Eu e a Brisa". "Roda Viva" era
uma ciranda. "...das Rosas", uma valsa. "Ronda",
"Carolina", "Ligia", "Até Quem Sabe", "Beijo
Partido", "Folhas Secas", "As Rosas Não Falam" e
dezenas de outros, sambas-canção.
E o que eram "Diz Que Fui Por Aí",
"Quem Te Viu, Quem Te Vê", "Aquele Abraço", "Mudando
de Conversa", "Pressentimento", "Sei Lá, Mangueira",
"Você Abusou", "Tarde em Itapoã", "Apesar de
Você", "País Tropical", "Foi um Rio que Passou em Minha
Vida", "Águas de Março" e muitos e muitos mais?
Sambas, grandes sambas.
Nenhum deles, "MPB".
3 comentários:
Eu apenas discordo de um ponto desta coluna do Ruy Castro. Quando se diz MPB se focaliza o artista, não os gêneros musicais. Caetano, Chico, etc, compõe baiões, sambas, marchas, etc. mas ninguém diz que eles são sambistas ou forrozeiros. Isso se diz de Cartola, sambista ou Luiz Gonzaga, rei do baião. Cartola ou Gonzagão se limitam basicamente a seus estilos de raiz. Já os artistas chamados MPB são lembrados pela maneira que absorveram tudo e criaram em cima disso (seria antropofagia o termo?).
Excelente o comentário do Hélio.
Nunca tinha olhado por esse prisma,''do artista'',pra mim,MPB é um guarda-chuva sonoro que guarda vários gêneros,ou todos,Elis Regina cantando ''Romaria'' não deixa de ser MPB.
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