sábado, 13 de junho de 2015

Alckmin reafirma hegemonia no PSDB paulista

Fernando Taquari – Valor Econômico

SÃO PAULO - Em uma ação coordenada pelo governador Geraldo Alckmin, o deputado estadual Pedro Tobias deve ser eleito no domingo o novo presidente do diretório estadual do PSDB paulista. O nome do parlamentar, que já ocupou o cargo entre 2011 e 2013, foi referendado nesta semana pelas bancadas do partido na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados.

Tobias também conta com o apoio de parte dos vereadores da capital paulista, segundo lideranças locais, o que deve impulsionar sua candidatura na disputa contra Evandro Losacco, fundador do PSDB e integrante da executiva estadual, que decidiu concorrer ao cargo diante da inexistência de candidatos até poucos dias atrás.

Resistente num primeiro momento, Tobias foi convencido a disputar o comando do diretório estadual pelo governador na tarde de quarta-feira, quando foi recebido no Palácio dos Bandeirantes. Alckmin mobilizou aliados para evitar dissidências e o clima de acirramento que marcou a eleição da executiva municipal da capital paulista, realizada no fim de maio.

A opção por Tobias também respeita um acordo interno entre tucanos, no qual a presidência do PSDB deve ser ocupado em um biênio pela bancada federal e em outro pela estadual. Por esse sistema de rodízio, coube aos deputados estaduais indicar o nome de Tobias para substituir no posto o secretário de Transportes e deputado federal licenciado, Duarte Nogueira.

Uma das primeiras tarefas do próximo diretório estadual será deliberar sobre o impasse em torno da composição da executiva municipal de São Paulo. Derrotado na eleição interna, o grupo do PSDB ligado ao ex-deputado e suplente de senador José Aníbal recorreu ao comando estadual para contestar a reunião coordenada pelo vereador Mário Covas Neto, recém-eleito presidente do PSDB paulistano, que elegeu a nova executiva.

Aníbal alega que Covas Neto suspendeu de forma ilegal o primeiro encontro realizado pelo diretório municipal, quando foram rejeitadas as sugestões do vereador para a composição das demais cadeiras da executiva.

Na ocasião, foi aprovado uma lista fechada com nomes ligados a Aníbal e ao deputado federal Bruno Covas. Ao suspender a reunião, Covas Neto cancelou o resultado e convocou um novo encontro, dois dias depois, quando conseguiu emplacar suas indicações. A manobra acabou questionada pelos dois adversários.

Tobias e Losacco evitam agora repetir o clima de animosidade que marcou a disputa pelo diretório municipal. Garantem que são amigos ao ressaltar que estiveram juntos à frente da executiva estadual entre 2011 e 2013, quando o deputado era presidente do PSDB paulista e o militante estava à frente da secretária-geral.

Nenhum comentário: