DEU EM O ESTADO DE S. PAULO
Dados recentes do BC, da Fecomércio-SP e da ACSP mostram que a inadimplência continua sob controle
Márcia De Chiara
A inadimplência do consumidor se acelerou em novembro e cresceu 23,2% em relação ao mesmo mês de 2009, a maior variação anual para esse período desde 2001. Em relação a outubro, o acréscimo do calote foi de 3,5%, a sétima alta consecutiva e a maior variação registrada de outubro para novembro em cinco anos, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.
O indicador mostra que a inadimplência de novembro foi puxada pelas dívidas não bancárias, que incluem cartões de loja, financeiras e conta de telefone, por exemplo, que aumentaram 7,7% em relação a outubro. Outro fator de pressão foi o calote do cheque, que cresceu 3,5% de outubro para novembro. Enquanto isso, a inadimplência do consumidor com banco caiu 1,1% e os títulos protestados ficaram estáveis (0,1%).
O indicador de inadimplência da Serasa Experian é calculado a partir das informações enviadas pelos clientes da empresa. Isto é, o critério de atraso não é uniforme em número de dias, explica o assessor econômico da empresa, Carlos Henrique de Almeida.
"Normalmente a inadimplência cai de outubro para novembro por causa do recebimento da primeira parcela do 13º salário. Mas neste ano, até agora, isso não ocorreu", observa ele.
Apesar do aumento significativo da inadimplência registrado pela Serasa Experian, esse resultado destoa dos demais indicadores que medem o nível de calote do consumidor, como os índices do Banco Central (BC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Fecomércio-SP.
No último relatório de crédito do BC, por exempl0, o atraso superior a 90 dias no pagamento das parcelas de empréstimos ao consumidor ficou estável em outubro ante setembro e caiu 2,1 pontos porcentuais em relação a outubro de 2009.
O dado nacional de inadimplência da ACSP, que mede os crediários com prestações atrasadas acima de 30 dias aumentou 11,6% em novembro na comparação anual. Segundo economista da associação, Emílio Alfieri, esse resultado não é preocupante porque o volume de dívidas em atraso renegociadas no mesmo período cresceu num ritmo muito maior: 13,4%.
Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomércio-SP, ressalta que a pesquisa de endividamento de novembro da sua entidade mostra que diminuiu de 18% em 2009 para 15% neste ano o número de famílias sem condições de quitar total ou parcialmente as dívidas. "Com o aumento da renda e do emprego, até o momento não vemos crescimento significativo da inadimplência", diz Carvalho.
Dados recentes do BC, da Fecomércio-SP e da ACSP mostram que a inadimplência continua sob controle
Márcia De Chiara
A inadimplência do consumidor se acelerou em novembro e cresceu 23,2% em relação ao mesmo mês de 2009, a maior variação anual para esse período desde 2001. Em relação a outubro, o acréscimo do calote foi de 3,5%, a sétima alta consecutiva e a maior variação registrada de outubro para novembro em cinco anos, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor.
O indicador mostra que a inadimplência de novembro foi puxada pelas dívidas não bancárias, que incluem cartões de loja, financeiras e conta de telefone, por exemplo, que aumentaram 7,7% em relação a outubro. Outro fator de pressão foi o calote do cheque, que cresceu 3,5% de outubro para novembro. Enquanto isso, a inadimplência do consumidor com banco caiu 1,1% e os títulos protestados ficaram estáveis (0,1%).
O indicador de inadimplência da Serasa Experian é calculado a partir das informações enviadas pelos clientes da empresa. Isto é, o critério de atraso não é uniforme em número de dias, explica o assessor econômico da empresa, Carlos Henrique de Almeida.
"Normalmente a inadimplência cai de outubro para novembro por causa do recebimento da primeira parcela do 13º salário. Mas neste ano, até agora, isso não ocorreu", observa ele.
Apesar do aumento significativo da inadimplência registrado pela Serasa Experian, esse resultado destoa dos demais indicadores que medem o nível de calote do consumidor, como os índices do Banco Central (BC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Fecomércio-SP.
No último relatório de crédito do BC, por exempl0, o atraso superior a 90 dias no pagamento das parcelas de empréstimos ao consumidor ficou estável em outubro ante setembro e caiu 2,1 pontos porcentuais em relação a outubro de 2009.
O dado nacional de inadimplência da ACSP, que mede os crediários com prestações atrasadas acima de 30 dias aumentou 11,6% em novembro na comparação anual. Segundo economista da associação, Emílio Alfieri, esse resultado não é preocupante porque o volume de dívidas em atraso renegociadas no mesmo período cresceu num ritmo muito maior: 13,4%.
Altamiro Carvalho, assessor econômico da Fecomércio-SP, ressalta que a pesquisa de endividamento de novembro da sua entidade mostra que diminuiu de 18% em 2009 para 15% neste ano o número de famílias sem condições de quitar total ou parcialmente as dívidas. "Com o aumento da renda e do emprego, até o momento não vemos crescimento significativo da inadimplência", diz Carvalho.
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