sábado, 30 de julho de 2011

Lula tenta convencer Dilma a acalmar PR

Ex-presidente defende que sucessora procure aliados "magoados" com faxina no Ministério dos Transportes

Petistas temem reação de Valdemar, que diz se sentir isolado e reunirá colegas de legenda em encontro na terça-feira

 Catia Seabra e Ana Flor


BRASÍLIA - Diante das ameaças do PR, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a atuar para tentar convencer a presidente Dilma Rousseff a procurar os "magoados" do partido e evitar que a crise no Ministério dos Transportes atinja outras legendas.

Há duas semanas, Lula disse a aliados que, mesmo preocupado, não pretendia se intrometer no caso para evitar a imagem de tutor.

Mas os recados enviados pela sigla, especialmente por emissários do deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), o fizeram mudar de ideia.

Ontem, os dois se encontraram na inauguração da Embaixada da Argentina, em Brasília. Chegaram a agendar uma conversa, mas Lula teve que voltar a São Paulo.

Em conversa com petistas, o ex-presidente tem defendido que Dilma procure o ex-ministro Alfredo Nascimento (PR-AM) e o senador Blairo Maggi (PR-MT) -além de acenar para o PR paulista, controlado por Valdemar.

Lula e outros petistas foram alertados sobre o estado de espírito do aliado, que comparam ao do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ) antes de ele denunciar o escândalo do mensalão.

A Folha apurou que Valdemar se queixa de isolamento. Incomodado com as demissões de indicados do PR, ele convocou reunião da cúpula do partido para terça-feira. Entre os convidados está Luiz Antonio Pagot, demitido do comando do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Horas antes, o ex-ministro Alfredo Nascimento deve ocupar a tribuna do Senado. O governo teme que ele ataque o atual ministro Paulo Sérgio Passos.

AMEAÇAS

Reservadamente, dirigentes do PR avisam, em nome de Valdemar, que a crise não se restringirá ao partido.
Dizem, por exemplo, que a apreensão de computadores do Ministério dos Transportes impõe riscos a outros partidos da base governista.

Mensageiros de Lula já levaram sua inquietação ao governo. O chefe de gabinete de Dilma, Giles Azevedo, alertou a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais), que marcou reunião com o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP).

"Tenho certeza de que não teremos problemas no Congresso", disse ele, que deve levar o vice-líder Luciano de Castro (PR-RR).

No PT e no governo, prevalece a tese de que Lula é um dos poucos conselheiros de Dilma e que a faxina nos Transportes precisa acabar.

O principal argumento é de que ela poderia estender a mão para a sigla sem desrespeitar os princípios técnicos e morais que impôs. Mas ontem as demissões na pasta continuaram.

FONTE: FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário: