domingo, 16 de setembro de 2012

Para o PPS, Ministério Público tem o dever de apurar denúncia que aponta Lula como chefe do mensalão

Diógenes Botelho

Diante de novas revelações feitas pelo publicitário Marcos Valério de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva era o chefe do mensalão, a direção nacional do PPS avalia que é dever da Procuradoria Geral da República abrir uma nova investigação. Os detalhes da participação de Lula no esquema de corrupção são alvo de reportagem da revista Veja desta semana, que traz relatos feitos pelo operador do mensalão a diversos interlocutores. Entre as revelações, o publicitário afirma esquema chegou a movimentar R$ 350 milhões, valor acima dos R$ 55 milhões rastreados até agora.

“É dever do Ministério Público, diante de uma denúncia crime, que é o caso da reportagem, abrir processo”, afirmou neste sábado o presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP). Para ele, a participação de Lula não é novidade, mas as revelações de Marcos Valério confirmam o que a oposição vem denunciando há anos . “O enredo era conhecido, mas não se tinha todos os detalhes que estão sendo revelados agora com o julgamento no Supremo Tribunal Federal e com as revelações de Marcos Valério”, analisa.

A ação imediata do Ministério Público também é defendida pelo líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR). “Trata-se da confirmação de que Lula era o chefe da quadrilha que operava dentro do Palácio do Planalto. Ele era o grande avalista do esquema”, diz o parlamentar.

O deputado resalta ainda que a informação de que a movimentação financeira do mensalão era bem maior também obriga a reabertura das investigações. “As informações de Marcos Valério podem revelar outros participantes do esquema”, conclui Bueno.

Revelações não interferem em julgamento

Os detalhes que agora começam a ser revelados por Marcos Valério, ressalta Roberto Freire, já eram esperados há muito tempo. “Não falou antes pois achava que a tese da piada de salão iria prosperar.Não prosperou. Agora, condenado por vários crimes, resolveu falarr”, afirma o presidente do PPS.

Para Freire, as novas denúncias não irão afetar o andamento do julgamento do mensalão. “Não vai mudar nada. O que deve ocorrer, e nós defendemos, é a abertura de outro processo”, diz, lembrando que Lula já é alvo de ação que investiga o favorecimento ao banco BMG na concessão de crédito consignado para servidores públicos.

FONTE: PORTAL DO PPS

Nenhum comentário: