segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Dilma vê avanço da economia, mas não cita crescimento fraco

Presidente diz que 2012 foi bom e 2013 será melhor, apesar de incertezas

Chico de Gois

BRASÍLIA - Num pronunciamento de 11 minutos para desejar feliz Natal e próspero Ano Novo aos brasileiros, a presidente Dilma Rousseff fez uma avaliação positiva deste ano e prometeu que 2013 será ainda melhor. Ela desconsiderou o pífio crescimento do PIB neste ano, estimado em 1% pelo Banco Central (BC), ou a inflação, que ultrapassará a meta de 4,5%, atingindo, segundo relatório do próprio BC, 5,7%.

Para a presidente, 2012 foi um bom ano, e o próximo será melhor. Ela listou entre pontos positivos de seu governo no ano que se encerra a continuidade da expansão do emprego - 1,7 milhão de novos postos até outubro, ou quatro milhões nos dois primeiros anos de mandato dela -, as reservas, que atingiram US$ 379 bilhões, e os 16,4 milhões de pessoas que deixaram a extrema pobreza graças ao Brasil Sem Miséria, programa lançado por ela no ano passado.

- Mesmo com o mundo cheio de incertezas, tivemos um ano bom e plantamos as bases para que o próximo seja ainda melhor - disse a presidente, sem citar o baixo crescimento do país. - Trabalhamos todos com afinco e determinação para deter os efeitos da crise internacional sobre nosso país. Ao olhar 2012 em retrospectiva, vemos que continuamos crescendo e aprofundamos nossas grandes conquistas. Os resultados deste ano falam por si.

Presidente pede investimento

Dirigindo-se ao telespectador como "minhas amigas e meus amigos" ou "queridas brasileiras e queridos brasileiros", a presidente fez questão de lembrar da redução do preço da energia, a partir de janeiro e listou uma série de obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, portos e aeroportos como forma de reduzir gargalos para que o Brasil ganhe mais competitividade.

No encerramento, Dilma conclamou os empresários para que mantenham a confiança e invistam no país.

- Este é um governo que confia no seu povo, no seu empresariado, que respeita contratos e está empenhado na construção de novas parcerias entre os setores público e privado - disse a presidente em seu pronunciamento. - Para nosso governo, 2013 será o ano de ampliar ainda mais o diálogo com todos setores da sociedade, acelerar obras, melhorar a qualidade dos serviços públicos e continuar defendendo o emprego e os salários dos brasileiros.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: