terça-feira, 13 de agosto de 2013

Marina nega rumores de filiação ao PEN

SÃO PAULO - Com dificuldade para viabilizar a criação do Rede Sustentabilidade até outubro, a ex-senadora Marina Silva negou ontem rumores de que poderia se filiar ao Partido Ecológico Nacional (PEN), caso não consiga fundar o partido a tempo de disputar em 2014.

Por meio de nota, Marina disse que não conversou com o presidente do diretório da Bahia do PEN, Uezer Marquez, sobre sua eventual entrada na legenda. Foi por meio do dirigente que teriam surgido os boatos.

"Marina Silva ou a Rede nunca tiveram tal intenção", disse a ex-senadora, por meio de nota. "Estamos confiantes em relação ao registro do partido que, agora entra em sua reta final, com o protocolo do registro nos Estados e, nos próximos dias, com o pedido de registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)", afirmou.

Não é a primeira vez que a ex-senadora nega que vá se filiar ao PEN, sigla que tem apenas dois deputados na Câmara.

Para criar o partido e disputar as próximas eleições, Marina precisa certificar na Justiça Eleitoral cerca de 500 mil assinaturas em apoio ao Rede.

Marina e seus aliados reclamam da demora no processo de certificação das fichas pela Justiça Eleitoral. O grupo da ex-senadora conseguiu 844 mil assinaturas e encaminhou 553 mil fichas para os cartórios eleitorais em todo o pais. Dessas, 189 mil foram certificadas. Todo o processo tem que estar aprovado até outubro.

O grupo de Marina deu entrada com pedido de registro nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nas próximas semanas o grupo deve dar entrada nos TREs do Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. (CA)

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: