terça-feira, 13 de agosto de 2013

Panorama Político - Ilimar Franco

O leão na jaula
O ex-presidente Lula está se segurando para não entrar na luta política aberta contra a oposição. O governador Jaques Wagner o descreve como "um leão na jaula". Os petistas explicam que Lula está contido para não ressuscitar o "volta, Lula" e para não ofuscar a presidente Dilma. Eventual candidatura do ex-presidente só é considerada num quadro de "terra arrasada".

Os cubanos estão chegando
O governo vai anunciar amanhã a ampliação do programa Mais Médicos, agora, para grupos de profissionais estrangeiros. O alvo da nova formatação é trazer os cubanos, embora o Brasil tenha reservas diante do percentual da remuneração dos médicos que o governo cubano pretende abocanhar. O valor supera 70% da bolsa de R$ 10 mil oferecida pelo Brasil. Os convênios serão firmados entre governos (Portugal e Cuba) ou universidades de outros países (Espanha e Argentina). A intenção do governo brasileiro, nesta fase, é privilegiar os lugares mais remotos do país, para onde ninguém se ofereceu.

Polêmico
Na reforma eleitoral, que será votada nos próximos dias, os senadores querem ampliar para os canais de TV a cabo a propaganda eleitoral. Ao menos as inserções de 30 segundos deverão passar a ser veiculadas nas eleições de 2014.

Quem perde
Os tucanos sempre apostaram e incentivaram a candidatura da Marina Silva como forma de levar a eleição presidencial para o segundo turno. Os petistas, depois da pesquisa Datafolha, também viraram defensores da ex-ministra. Avaliam que Marina tira uma lasca do governo Dilma, mas que quem perde mais com ela é a oposição.

Nos vemos no STF
O governo assimilou o golpe da votação do orçamento impositivo. Sabe que não há como derrotar o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN). Mas, aprovado o projeto, colocará em prática a ameaça e entrará com ação no STF.

A estratégia do PSD
O PSD de Gilberto Kassab não pretende obrigar os estados a seguir sua definição nas eleições presidenciais. Como a prioridade é eleger grande bancada na Câmara, liberou os acordos regionais. Está decidido que o PSD vai se coligar com o PSB em Pernambuco e no Ceará, e que irá se aliar aos tucanos em Minas Gerais, Paraná, Goiás e Pará. Para presidente, a preferência ainda é por Dilma.

Garantindo lide
A presidente Dilma vai responder a entrevistas por escrito dos jornais regionais. Quer se aproximar dos municípios e resolver demandas locais. Busca solucionar reclamação do PT de que os governadores se apropriam de obras federais.

Empresários em campo
A CNI vai liderar delegação de empresários, hoje e amanhã, ao Congresso pela derrubada do veto da presidente Dilma pelo fim da contribuição adicional de 10% do FGTS. O grupo também quer a regulamentação do trabalho terceirizado.

Armistício.
A ministra Ideli Salvatti pediu ao PSDB, DEM e PPS que deem trégua e reduzam as obstruções nas votações do Congresso.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: