terça-feira, 13 de agosto de 2013

Em Minas, maratona tucana no interior

Os principais caciques do PSDB mineiro começam no mês que vem uma série de viagens pelas cidades polo do estado em busca de apoio de vereadores, prefeitos, dirigentes partidários e lideranças locais para as eleições do ano que vem. Os tucanos querem não só garantir uma boa base de apoio para a candidatura presidencial do senador Aécio Neves (PSDB), mas para os candidatos ao Legislativo e ao governo mineiro – que comandam há 10 anos, com a eleição do hoje senador para o Palácio da Liberdade.

Embora o PSDB tenha nomes para apresentar nas eleições, os tucanos admitem a possibilidade de abrir mão da cabeça de chapa para garantir uma boa composição e um bom palanque para Aécio Neves. "Uma eleição que já era dada como resolvida, hoje é uma eleição com grandes interrogações e totalmente aberta. Em função disso, vamos armar o tabuleiro em Minas Gerais", conta o presidente estadual do PSDB, o deputado federal Marcus Pestana.

Na avaliação do parlamentar, tudo indica que, diferentemente do quadro nacional, que deverá contar com vários candidatos – além da presidente Dilma Rousseff (PT) e do senador Aécio Neves, estão no páreo o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva –, em Minas a eleição será polarizada entre PT e PSDB, referindo-se à provável candidatura do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel (PT).

Do lado tucano, no entanto, Pestana diz que o partido ainda discute se a definição do nome deve ser feita ainda este ano ou somente em 2014. "Temos várias alternativas e não estamos colocando a questão do nome agora. Primeiro vamos mobilizar as nossas bases políticas em várias viagens em setembro, outubro e novembro para fazer um balanço dos 10 anos da gestão do PSDB em Minas Gerais", desconversou o parlamentar.

Estarão nessas viagens todos os nomes mais cotados para a disputa de outubro: além de Pestana, o secretário de Ciência e Tecnologia, Nárcio Rodrigues, o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro, e o ex-ministro das Comunicações Pimenta da Veiga, que será o coordenador da campanha de Aécio Neves em Minas Gerais. O vice-governador, Alberto Pinto Coelho (PP), que é conhecido pelo bom trânsito com parlamentares e prefeitos e é um dos cotados para a sucessão do governador Antonio Augusto Anastasia (PSDB), também participará das conversas.

Pimenta da Veiga, aliás, está de volta a Minas Gerais e terá um papel fundamental nas eleições de 2014. Tanto que no dia 26 ele será empossado na presidência mineira do Instituto Teotônio Vilela (ITV), em ato político que contará com a presença de Aécio Neves e Anastasia. O evento foi acertado ontem, durante café da manhã entre Pestana e Pimenta, em Belo Horizonte, quando conversaram também sobre a agenda política do partido nos próximos meses.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: